scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil passa a ter benefício exclusivo para as gestantes; veja como entrar

As mulheres grávidas vão ter direito a um benefício exclusivo pago às gestantes que já recebem o Auxílio Brasil.



Tem novidade no Auxílio Brasil. É que o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, publicou uma instrução normativa com o passo a passo para identificar e incluir as gestantes no Benefício Composição Gestante (BCG), que faz parte do Auxílio Brasil.

Leia mais: Como fazer minha inscrição no programa Auxílio Gás?

A proposta do benefício é ampliar a proteção, tanto das mães quanto dos bebês. O valor adicional pago pelo Auxílio Brasil é de R$ 65 por mulher grávida. O pagamento do adicional é feito pelo período de 9 meses da gestação.

Benefício a gestantes

Para ter direito ao benefício, as mulheres precisam ter o Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com as regras do governo federal, mesmo que seja mais de uma gestante na família, o pagamento será garantido a todas elas. Ou seja, não existe limite por grupo familiar.

Ainda segundo a instrução publicada pelo governo federal, a gestante só poderá ter o acréscimo novamente depois de um intervalo de 12 meses. Assim, caso ela engravide novamente antes disso, o benefício não será liberado fora do intervalo de 1 ano.

A identificação das mulheres gestantes ficará a cargo dos Serviços de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, a destinação do recurso será feita por meio de um trabalho conjunto entre os ministérios da Saúde e da Cidadania.

O pagamento do benefício a gestantes será feito no mesmo calendário do Auxílio Brasil, conforme o cadastro feito pelas famílias por meio do CadÚnico.

Outra dúvida de muitas gestantes é se existira o pagamento retroativo, por exemplo, daquelas que descobrem a gravidez depois de alguns meses. Segundo o governo, essa não será uma possibilidade. Assim, só receberão a partir do registro da gestação. Uma vez ao mês o valor será pago até a data prevista de parto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário