scorecardresearch ghost pixel



BC aperta Nubank, PagSeguro e Stone com novas exigências; O que muda?

Motivo está relacionado ao forte crescimento das empresas, que começaram a ocupar outras áreas econômicas, sobretudo a de investimentos.



Uma série de regras anunciadas pelo Banco Central (BC) exigirão mais capital das chamadas fintechs, a exemplo, o Nubank, a PagSeguro e a Stone. Essas empresas de tecnologia que atuam no setor financeiro deverão se adequar a um possível aperto que antes era aplicado apenas sobre os grandes bancos.

Leia mais: Clientes reclamam de desaparecimento de investimentos na corretora do Nubank

O motivo está relacionado ao forte crescimento das empresas, que começaram a ocupar outras áreas econômicas (sobretudo a de investimentos), mas continuaram com regras financeiras comedidas e restrições regulatórias mais brandas.

É o que explica o chefe do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do BC, Ricardo Moura: “Algumas instituições de pagamento cresceram, passaram a oferecer novos produtos, e aquelas regras criadas no início desse processo não fazem muito sentido.”

Novas normas do BC para as fintechs

Confira a seguir as regras da autarquia que dividiram as instituições de pagamento em três categorias:

  • Categoria 1: conglomerado liderado por instituição financeira;
  • Categoria 2: conglomerado liderado por instituição de pagamento e não integrado por instituição financeira ou por outra instituição autorizada a funcionar pelo BC; e
  • Categoria 3: conglomerado liderado por instituição de pagamento e integrado por instituição financeira ou outra instituição autorizada a funcionar pelo BC.

O que muda para as fintechs com as novas regras?

Na prática, as fintechs que se tornaram conglomerados financeiros deverão cumprir as mesmas regras e requerimentos de capital dos chamados “bancões”, conforme sua complexidade e porte diante do mercado.

O aumento na exigência de mais capital para continuar operando irá tornar a atividade de intermediação financeira mais cara, porém, a segurança de todo o sistema também será reforçada.

No caso do Nubank, por exemplo, que capitalizou recursos em sua última oferta pública inicial de ações (IPO), o banco digital não terá problemas em se adequar às regras.

Além disso, o BC buscou manter as exigências simplificadas para empresas de pagamento que não possuem ligação com instituições financeiras. O intuito é sempre manter o mercado aquecido e com a possibilidade constante de entrada de novos concorrentes no sistema financeiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário