scorecardresearch ghost pixel



Vai declarar Imposto de Renda? Compensa esperar mais um pouco

Os cidadãos que vão declarar o Imposto de Renda podem ter benefícios se esperarem um pouco mais para enviar a declaração anual. Entenda qual é o motivo disso.



Os cidadãos que estão prestes a entregar a declaração de Imposto de Renda anual em 2022, devem se atentar para algumas mudanças. Isso porque os contribuintes que têm nível prata ou outro no Portal Gov.br agora contam com mais serviços disponíveis. As novas funcionalidades estão dentro do Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC).

Veja também: Herdeiros também podem receber atrasados do INSS; veja quando

De forma simplificada, eles terão acesso a ferramentas que eram restritas para quem tinha certificado digital. Esse certificado é um tipo de assinatura eletrônica que pode ser comprada no mercado digital tradicional. No entanto, as novidades só entram em vigor na próxima terça-feira (15). Por isso, vale a pena esperar mais um pouco para declarar seu IR em 2022.

Contribuinte terá acesso à declaração pré-preenchida

Uma das condições facilitadas para as contas nível prata ou ouro é a declaração pré-preenchida do IR. A Receita Federal oferece um formulário com vários dados enviados pelas instituições financeiras para o governo federal. Além disso, as informações também trazem situações imobiliárias e médicas. Dessa maneira, fica a cargo do contribuinte confirmar os dados ou fazer os ajustes necessários antes de enviar a declaração definitiva.

Com o lançamento da plataforma Valores a Receber, do Banco Central, vários contribuintes ganharam acesso prata ou ouro. Além disso, o nível de acesso ao e-CAC foi aumentado recentemente justamente para facilitar a vida do cidadão.

Essas mudanças vão desafogar os postos de atendimento das agências da Receita Federal. Afinal, a declaração e os dados poderão ser conseguidos pelo próprio declarante de modo rápido, prático e seguro.

Como conseguir nível prata ou ouro

Geralmente, os cadastros comuns pelo CPF no portal Gov.br atingem o nível bronze de segurança. Praticamente, todas as contas que utilizam CPF, cadastro do INSS ou do Detran se enquadram nesse mesmo nível.

Para atingir os níveis prata e ouro, o cidadão precisa ter validação de segurança diferente, como:

  • Biometria facial da carteira de motorista (CNH);
  • Cadastro no Sigepe (para servidores públicos); ou
  • Dados bancários de algumas das seguintes instituições: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.




Voltar ao topo

Deixe um comentário