Poucos documentos ainda precisam ser carregados em suas versões impressas. A grande maioria já conta com modelos digitais que podem ser utilizados de modo oficial e substituem a necessidade do arquivo em papel. A Carteira Digital de Trânsito (CDT) substitui a famosa CNH e ganha cada dia mais adeptos. A tendência é de que todos os documentos possam ser carregados através do smartphone ou outro dispositivo digital.
Veja também: Golpes no WhatsApp: biometria pode ser uma solução arriscada
Como funciona e o que é a Carteira Digital de Trânsito (CDT)?
É importante ressaltar que a CDT é um app gratuito e que pode ser baixado por todos os motoristas. O software está disponível para Android e iOS. É uma versão digital da CNH, mas que também conta com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Qualquer cidadão habilitado ou que tenha CRLV pode se registrar dentro do aplicativo para celular e ter o documento moderno.
Vale destacar que a CDT é segura, já que conta com QR Code com a assinatura digital do cidadão. Esses dois fatores asseguram a autenticidade e a validade jurídica aos documentos, seja qual for a situação.
Na hora de efetuar um cadastro ou caso tenha sido parado em uma blitz policial, a CDT tem a mesma validade da CNH.
Como se registrar para obter a Carteira Digital de Trânsito?
Para registrar sua CNH digital, ou CDT, siga o passo a passo:
- Baixe o app da Carteira Digital de Trânsito;
- Faça login com o cadastro registrado no portal Gov.br (é preciso, portanto, estar cadastrado no site do governo);
- O app pedirá a foto do QR Code que está atrás da CNH convencional;
- Confirme seu CEP de onde você mora atualmente;
- Cadastre o Renavam e o código do CRLV do veículo.
Pronto, tendo o documento sempre à mão através do celular, não precisa mais andar com a cópia original impressa da CNH. Como informado a validade e a autenticidade são as mesmas.