scorecardresearch ghost pixel



25 mil vagas para tirar a CNH de graça; saiba quem tem direito

Veja todos os detalhes sobre a CNH popular e como funciona esse projeto.



Todos sabemos que tirar CNH no Brasil hoje é algo caríssimo. Muitos jovens acreditam que vão tirar suas carteiras no dia seguinte em que completaram 18 anos, mas quando essa idade chega, com ela vem a dura realidade: é preciso muito dinheiro para poder ter o direito de dirigir o seu carro.

Veja também: CNH Social: Estados anunciam inscrições para 40 mil vagas; Veja como participar

Por isso muitas pessoas acabam deixando de tirar as suas habilitações, ficando limitadas no modo de locomoção, o que acaba atrasando a vida delas.  No entanto, existem maneiras de conseguir tirar a habilitação sem ter que pagar toda a fortuna que é pedida, tudo dependendo de onde você mora.

O Ceará está com um projeto que visa ajudar as pessoas em situação de carência. Para isso o governo cearense vai abrir mais de 25 mil vagas para o seu projeto CNH Popular 2022, que tem como objetivo ajudar pessoas carentes a conseguirem a sua primeira habilitação.

O projeto vai ajudar algumas pessoas a conseguirem a habilitação de categoria A, que corresponde a moto, e também a de categoria B, que corresponde a carros, tudo isso de forma 100% gratuita e isenta de qualquer tipo de taxa.

E, claro, o público-alvo desse projeto são as pessoas mais carentes. Tem direito a participar do programa os cidadãos cearenses que recebem o Auxílio Brasil, sucessor do Bolsa Família, e que tem seu cadastro devidamente feito no CadÚnico.

Vale Lembrar ainda que essa não é a primeira vez que o governo do Ceará ajuda as pessoas a conseguirem sua CNH. No ano passado, eles anunciaram outras 25 mil vagas para esse projeto, preenchidas agora no começo de 2022. Isso significa que, no total, o projeto vai ajudar mais de 50 mil pessoas.

E vale lembrar que o projeto visa atender moradores de todo o território cearense, inclusive aqueles que vivem mais no interior, sendo 5 mil das 25 mil vagas destinadas exclusivamente para eles, usando como critério de escolha o número de vagas e o número de habitantes para cada cidade. Dessa forma, todos os 184 municípios vão ser contemplados de alguma maneira.

Maximiliano Quintino, que é superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceara, o popular Detran, chamou a atenção para a necessidade de gerar um trânsito mais seguro para o estado.

– “Dentro desse processo de habilitação, as pessoas vão se capacitar para poder conduzir um veículo com mais segurança, e também capacitação pela importância de inserção desse cidadão no mercado de trabalho” – afirmou ele.

Esse ponto é importante, já que mesmo não tendo habilitação existem muitas pessoas que dirigem mesmo assim por lá. Elas aprendem a dirigir sem aulas precisas e acabam se tornando motoristas perigosos e causando acidentes, tudo por não terem acesso à educação automobilística. Então, além de possibilitar que pessoas dirijam, o projeto ainda regularizar os motoristas que estão fora da lei.




Voltar ao topo

Deixe um comentário