scorecardresearch ghost pixel



Como conservar tomates: dentro ou fora da geladeira

Veja qual é a melhor maneira de conservar tomates na sua casa. Deve-se usar ou não a geladeira para isso; uma pesquisa universitária resolveu analisar o procedimento.



A maneira correta de conservar alimentos, principalmente frutas e legumes, é algo que desperta dúvida nos consumidores. Um dos alimentos que gera esse tipo de questão é o tomate, o qual acaba divergindo opiniões. Há quem prefira manter os tomates fora da geladeira e existem pessoas que os guardam no interior do equipamento. Mas afinal, como conservar os tomates corretamente?

Veja também: Conheça a fruta doce que promove muitos benefícios à pele

Como conservar os tomates: dentro ou fora da geladeira?

Um estudo promovido pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, decidiu analisar essa situação mais a fundo. Tomates maduros foram guardados em um refrigerador com temperatura de 7°C e outros foram colocados fora do equipamento. Vale destacar que a temperatura exterior girava em torno dos 20°C. Depois de alguns dias, os alimentos foram experimentados por pessoas treinadas em testes sensoriais.

De acordo com os resultados, não houve qualquer diferença de sabor perceptível entre os itens, independentemente de como foram armazenados. No entanto, as propriedades nutricionais ficaram mais acentuadas nos alimentos que permaneceram refrigerados.

Especialistas indicam manter produtos perecíveis na geladeira

De modo resumido, nutricionistas e especialistas em alimentação são unânimes em um determinado ponto. Qualquer alimento perecível (que estraga rapidamente com o tempo) deve ser armazenado dentro da geladeira. Isso não garante vida eterna ao produto, mas prolonga bastante sua validade.

O tomate é um desses alimentos que precisam de refrigeração para durar por algum tempo a mais. A geladeira diminui as chances de contaminação do produto além de preservar por mais tempo as propriedades nutritivas dos alimentos.

Prefira vegetais maduros

No entanto, para garantir uma boa qualidade, os vegetais precisam estar maduros. Leve tomate, frutas e legumes para o refrigerador desde que eles estejam maduros. Evite armazenar os produtos verdes, pois isso impede o amadurecimento.

A dica, portanto, é manter sempre qualquer alimento que possa estragar dentro da geladeira. Contudo, cheque a aparência, o aroma e o sabor do alimento antes de comê-lo por inteiro ou servir para outras pessoas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário