scorecardresearch ghost pixel



Para que serve o cominho: aprenda a usar e descubra os benefícios

Entre os benefícios do cominho para saúde podemos destacar a eficácia na prevenção e tratamento de diabetes e na diminuição do colesterol.



O cominho é um tempero cultivado em diversos países, sendo considerado a segunda especiaria mais popular do planeta, pois perde apenas para a pimenta. Tem um sabor característico marcante e a medida mais usada para temperar pratos é uma pontinha de faca, apenas isso. 

Veja também: Suco detox de maçã com mamão promete eliminar os quilos extras

Geralmente suas sementes são utilizadas inteiras ou moídas, que é o mais comum, o cominho em pó. Só que a utilização do cominho não se limita somente à culinária, isso porque possui benefícios medicinais conhecidos há séculos.

Quais os benefícios do cominho à saúde?

Aumenta a imunidade: graças às suas fontes de ferro, óleos essenciais e vitaminas que somadas às propriedades antimicrobianas, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Eficácia no tratamento das hemorroidas: o cominho é conhecido por extinguir os sintomas causados por hemorroidas.

Favorece no equilíbrio das taxas de colesterol: uma pesquisa evidenciou que o uso do cominho reduziu taxas de LDH (colesterol ruim). Ademais, existem evidências científicas que a especiaria adicionada ao iogurte pode aumentar as taxas de HDL (colesterol bom). 

Auxilia na prevenção e tratamento do diabetes: um estudo clínico feito em pessoas com sobrepeso constatou que o cominho ajudou no tratamento de diabetes melhorando os marcadores de glicemia e combateu impactos futuros.

Auxilia no tratamento da asma e bronquite: o cominho tem eficácia no tratamento de problemas respiratórios como asma e bronquite devido ao seu efeito expectorantes. Além disso, pode contribuir na eliminação de muco nas vias respiratórias.

Prevenção à anemia: mesmo que usado em poucas quantidades, o cominho por ser rico em ferro pode ajudar no tratamento preventivo de anemias e auxiliar na redução de fadiga, ansiedade, disfunções cognitivas e problemas digestivos.

Auxilia na lactação: também tem capacidade de estimular a produção de leite em mulheres que amamentam, por causa de sua substância denominada timol. Também ajuda na qualidade do cálcio do leite materno.

Escolhendo e usando corretamente o cominho

Você pode usar o pó de cominho em receitas, pois combina com quase tudo. Pode colocar em carnes, molhos, saladas entre outros. Essa especiaria pode ser encontrada com facilidade em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Na hora de comprar, escolha por marcas que contenham sementes inteiras para fazer a moagem caseira ou prefira por sementes orgânicas, porque são menos propensas à agentes químicos.

Quanto ao armazenamento, pode ser em pote de vidro bem fechado e em local seco e escuro. Também pode ser refrigerado e possui validade de até um ano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário