scorecardresearch ghost pixel



Como tratar doenças respiratórias como rinite e sinusite?

Doenças respiratórias, aprenda como identificar e saiba qual o tratamento mais assertivo nos casos de rinite e sinusite.



Nas grandes cidades se concentram muitas pessoas que sofrem de doenças respiratórias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 4 pessoas são acometidas por algum tipo de problema respiratório.

Veja também: 9 alimentos que vão atrapalhar ou até impedir o seu sono durante a noite

E há uma crença popular de que existam chás caseiros feitos de ervas fitoterápicas capazes de  auxiliar e tratar o problema. Vamos esclarecer esse assunto no texto abaixo.

Problemas respiratórios: como identificar?

Geralmente, os principais sintomas que indicam a existência de algum quadro alérgico, são: nariz entupido, espirros frequentes, dores na garganta e coceira no rosto.  

Todos esses sintomas geram dúvida, será que são sinusite ou rinite alérgica, e como fazer o tratamento?
A  verdade é que muitas pessoas acabam recorrendo aos remédios caseiros, porque sempre ouviram falar de que eles fazem bem, ou por achar que os sintomas são de um resfriado.

Mas o fato é que a maioria das pessoas não sabem distinguir rinite de sinusite e, acabam muitas vezes, acreditando se tratar de sintomas gripais.

Diferença das doenças respiratórias: rinite e sinusite

A rinite é uma infecção da mucosa nasal, muitas vezes, causada por resfriados ou através do contato com pessoas alérgicas. Já a sinusite é uma inflamação que pode ser derivada de uma gripe ou por bactérias em secreções dos seios nasais. É possível, identificar a sinusite, através da dor na região T do rosto (testas e ao redor dos olhos), onde são as regiões atingidas pelas bactérias e vírus.

As duas doenças são parecidas, mas há alguns pontos que permitem distingui-las. Por exemplo, um resfriado comum é seguido por sintomas como: falta de apetite, indisposição, dor na musculatura corporal e febre. Entretanto, há situações em que ambas atacam simultaneamente, nesse caso, chamamos de rinossinusites. 

Existem remédios caseiros como chás e infusões para tratar doenças respiratórias?

Infelizmente, não existe nenhum dado científico da eficácia de chás e infusões para o tratamento de rinite e sinusite. 

O indicado é procurar ajuda clínica com médico otorrinolaringologista, pois apenas ele poderá fazer a indicação correta do tratamento.

É possível curar a rinite e a sinusite?

Na verdade, depende de diversos aspectos que envolvem a identificação das possíveis causas que desencadeiam essas doenças.

Alguns tipos de rinite e sinusite derivam de causas infecciosas e anatômicas, e o tratamento pode ser através de medicação ou até de cirurgias. E há casos que ocorrem a cura após o tratamento. Porém, em casos crônicos, a saída é amenizar os sintomas com cuidados específicos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário