Alimentos que “roubam cálcio”, cuidado ao consumir em excesso

Confira uma lista com os principais alimentos que atrapalham na absorção do mineral pelo nosso corpo. Itens vão te surpreender!



O cálcio é um mineral importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Ele contribui não só para a melhora na estrutura dos ossos e dentes, mas também para o ganho de força, concentração muscular e coagulação sanguínea. Mas você sabia que alguns alimentos atrapalham na absorção do cálcio pelo nosso organismo? Saiba mais a seguir!

A lista de alimentos que atrapalham a absorção do cálcio e “roubam” o mineral é extensa e inclui os seguintes itens: bebidas alcóolicas, refrigerantes, café, soja, feijão, nozes, amendoim, castanhas, sementes, cereais, espinafre, quiabo, beterraba, batata-doce, cacau em pó e chocolates com baixo teor de cacau.

Esse obstáculo imposto ao corpo quando consumimos alguns desses alimentos tem a ver com as substâncias que eles carregam e que dificultam a absorção do mineral pelo organismo. Dentre elas podemos citar o ácido oxálico e o ácido fítico, enquadradas no fator anti-nutricional.

Além disso, alimentos com excesso de fibras, como bagaços e cerais integrais, também prejudicam na absorção e utilização do cálcio pelo corpo. Na prática, utiliza-se a palavra “roubar”, pois esses alimentos estimulam a transferência do mineral não para os ossos, mas para o sangue.

“O cálcio regula várias funções do nosso organismo, entre elas a pressão arterial. Por isso, se o corpo apresentar deficiência do mineral na corrente sanguínea, como forma de compensar, irá retirar o cálcio dos ossos para repor no sangue e manter o equilíbrio das funções”, explica a nutricionista Luciana Novaes.

Devo cortar definitivamente esses alimentos da minha alimentação?

Segundo a nutricionista, a resposta é não! Isso porque, apesar de atrapalharem na absorção do cálcio, boa parte dos alimentos listados acima contam com outros benefícios nutricionais. A beterraba e a batata-doce, por exemplo, são excelentes fontes de antioxidantes e vitaminas.

Portanto, o segredo para manter um bom nível de cálcio no corpo, tanto nos ossos quanto no sangue, é incluir os alimentos que forem saudáveis na dieta, mas organizá-los de forma inteligente na rotina da alimentação.

Neste caso, os alimentos ricos em cálcio – iogurte, queijos, leite e derivados – não devem estar presentes na mesma refeição que aqueles que atrapalham na absorção, como cafés e achocolatados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário