O açúcar é um tipo de carboidrato que necessitamos para promover energia no dia a dia, porém seu consumo deve ser controlado, pois o excesso pode ocasionar doenças coronárias, problemas neurológicos, doença renal crônica, síndrome metabólica, problemas de aprendizagem, diabetes tipo II, além de estar associado à doença hepática gordurosa e não alcoólica.
Veja também: 4 benefícios do alecrim: saiba por que incluir a erva na sua alimentação
Portanto, embora seja um combustível para o organismo se locomover, o açúcar pode ser também um agente bloqueador e causador de diversos problemas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou que o consumo de açúcar entre os brasileiros ultrapassa 50% do que deveria ser consumido no dia a dia. E o recomendado é que seja consumido apenas 50 gramas ou no máximo 10% das calorias de todos os alimentos diariamente.
Consequências do consumo excessivo do açúcar
O açúcar consumido é transformado em glicose no sangue e é um marcador metabólico, totalmente relacionado aos hábitos alimentares e ao estilo de vida.
Quando a taxa de glicose está alta, significa que a pessoa está com uma hiperglicemia, que quando persistente, pode ocasionar sérios problemas:
- Cegueira
- Infarto e derrame
- Amputação de membros, do pé por exemplo
- Impotência sexual
- Insuficiência renal
- Neuropatia
É importante destacar que a pessoa com diagnóstico de diabetes precisa modificar seus hábitos alimentares e controlar o consumo de açúcar durante toda a vida para evitar transtornos maiores derivados da doença.
Sinais que indicam que você está comendo muito açúcar
Se você está consumindo muito açúcar em sua dieta, preste atenção, pois algumas vezes o corpo reflete sinais, como:
- Fadiga excessiva
- Aumento de peso e obesidade
- Alterações no humor
- Pele Acneica
- Compulsão e vontade de comer mais açúcar
- Dificuldade de concentração
- Problemas de imunidade
- Pressão alta
Como consumir menos açúcar e evitar prejuízos à saúde?
Para ficar distante do risco de desenvolver doenças, o melhor é comer menos alimentos açucarados. Por isso, não use açúcar no café e em sucos; leia os rótulos dos alimentos e escolha pelos que contenham menos açúcar em sua composição; não consuma refrigerantes e sucos industrializados; coma comida de verdade, feita de alimentos naturais; e insira na dieta mais frutas e vegetais.