scorecardresearch ghost pixel



Descubra por que você não deveria matar as aranhas da sua casa

Descubra quais são os motivos para se ter aranhas em casa e parar de matar esses pequenos animais. A maior parte delas é completamente inofensiva para os seres humanos.



As aranhas são alguns dos animais mais comuns que podem habitar uma casa, com exceção dos pets, é claro. Basta um olhar mais atento para ver esses artrópodes nos cantos da parede, em batentes ou andando pelo chão. No quintal a farra das aranhas é ainda maior. 

Veja também: Quais as raças de cães possuem mais afinidade com outros animais?

Quando elas são pequenas, acabam passam despercebidas, mas se aparece uma aranha maior o primeiro impulso está em matá-la. No entanto, saiba que pode ser um grande erro tomar essa atitude contra as aranhas.

A ocorrência de aranhas na cidade é tão grande que algumas espécies são consideradas urbanas ou até residenciais. É normal que pessoas desavisadas sobres os benefícios das aranhas acabam matando e eliminando todas as que surgem pela frente. Contudo, depois de ler esse texto, você certamente vai pensar duas vezes antes de matar um aracnídeo da sua casa.

Quais são os benefícios das aranhas para sua casa?

Primeiramente, vale dizer que existem espécies de aranha que podem sim representar riscos. A aranha armadeira, por exemplo, deve ser capturada pelas autoridades e devolvida à natureza. Isso ocorre pelo seu tamanho, potência do veneno e agressividade.

Por outro lado, existem aranhas pequenas conhecidas como “papa-mosca” que são inofensivas para os seres humanos. Ainda que a aranha marrom seja uma das mais venenosas, ela não costuma ser agressiva. Talvez por isso seja tão comum encontrar aranha marrom dentro de casa. Fato é que todas as aranhas têm veneno, mas poucas devem ser encaradas com receio.

Afinal, além do baixo risco que a esmagadora maioria delas oferece, as aranhas são parceiras incríveis para o lar. Elas são exímias caçadoras e predam justamente pequenos insetos que são prejudiciais para o ser humano.

Ter aranhas em casa pode ajudar em alguns aspectos

As menores aranhas adoram pegar moscas e mosquitos em suas teias. Assim, elas acabam eliminando alguns bichos como pernilongos, que transmitem doenças (dengue, febre amarela etc.).

Em outras palavras, ter aranhas habitando seu lar pode ajudar a evitar um mal maior. Inclusive, existem aranhas que caçam outras aranhas mais nocivas aos seres humanos. Quer um efeito melhor do que esse? Pois bem, pare de matar as aranhas da sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário