scorecardresearch ghost pixel



Descubra quais os direitos que os aposentados têm e ninguém avisa

Mesmo após se aposentar, os brasileiros têm direito a alguns benefícios previstos em lei. Vale a pena se informar, pois ninguém te avisou sobre isso anteriormente.



Muito se fala a respeito da aposentadoria e de suas novas regras após a Reforma da Previdência em 2019. Contudo, poucos tratam acerca dos benefícios que os já aposentados podem solicitar junto ao poder público.

Veja também: Como ficam as regras de transição do INSS para 2022

Pensando nisso, confira 5 esclarecimentos sobre direitos e benefícios que os aposentados brasileiros possuem:

– É possível sacar o FGTS

Qualquer cidadão brasileiro pode sacar os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que foram acumulados. Mesmo se a pessoa continua trabalhando depois de aposentada, o saque é permitido e pode ser efetuado mês a mês neste caso.

– 25% a mais por invalidez

Trabalhadores aposentados por invalidez e que necessitam de cuidados de terceiros podem solicitar aumento. A lei prevê um acréscimo de 25% na aposentadoria para esses casos. Contudo, existem situações levadas à Justiça que conseguiram o aumento para aposentadorias por tempo de contribuição, idade e especial. Isso ocorre quando os aposentados ficam inválidos após a concessão do benefício.

– Pedido de revisão da aposentadoria

Embora muitos aposentados acreditem que após 10 anos de aposentadoria o valor pode ser revisto, isso é um mito. A revisão pode ser solicitada a qualquer momento e, com isso, os valores têm chances de serem aumentados. Vale a pena recorrer ao INSS para se informar acerca do benefício.

– Plano de saúde

Pessoas aposentadas têm o direito de manter o plano de saúde empresarial após atingirem os pré-requisitos para aposentadoria. O tempo de utilização do plano, no entanto, está atrelado ao tempo de serviços prestados para a empresa em questão.

Se o plano privado foi pago por 10 anos ou mais, a utilização se torna vitalícia ou caso a empresa encerre o contrato com a prestadora de serviço. Da mesma forma, todos os dependentes também têm o direito de permanecerem no plano.

– Prioridade na restituição do IR

Aposentados têm prioridade na restituição do Imposto de Renda (IR) anual. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos entram na frente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário