scorecardresearch ghost pixel



É verdade que temperar carne vermelha com limão ajuda a diminuir a gordura?

A carne vermelha é presença garantida em eventos. Muitas pessoas temperam com limão para diminuir a gordura, mas será que funciona?



Em churrascos, feita na panela ou assada em forno, a carne é opção favorita pela maioria dos brasileiros, sendo presença garantida em eventos, confraternizações entre outros. Porém, muitas pessoas acreditam que o consumo da carne não é tão benéfico para a saúde devido às grandes quantidades de gorduras. Inclusive, acreditam que temperar a carne com limão pode ajudar a diminuir suas quantidades de gorduras. Mas será que isso é verdade?

Veja também: Sementes do mamão podem ser ainda mais nutritivas do que a polpa

Benefícios da carne para saúde

Ao contrário do que muitos pensam, consumir carne pode fazer bem para a saúde. Ela é fonte de energia e sua gordura ajuda na manutenção de diversas funções do corpo humano, como por exemplo: na produção de hormônios e auxílio na integração das membranas que envolvem as células.

Muitas pesquisas apontam que a gordura da carne não é tão vilã como sempre ouvimos. Isso porque, aproximadamente 70% da gordura existente na carne vermelha ajuda a diminuir o colesterol total. Os demais 30%, estes sim, aumentam o colesterol LDL, contudo, aumentam também o colesterol HDL.

Ademais, não há um estudo epidemiológico ou científico que comprove que a escassez de proteína animal esteja relacionada à longevidade. Mas o que torna o consumo de carne prejudicial é a quantidade ingerida, porque atrapalha a dieta.

Comer exageradamente pode agravar problemas de obesidade e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, a quantidade de sal adicionada no preparo do churrasco é maior que em outros tipos de preparo.

Temperar com limão diminui a gordura da carne?

Embora o limão tenha muitas propriedades benéficas à saúde, não tem a eficácia de diminuir a gordura da carne. Sua contribuição fica restrita a dar mais sabor e a deixar a carne mais macia por causa das quantidades em ácido cítrico que, por sua vez, alteram a estrutura muscular da carne.

Como retirar a gordura da carne?

A única maneira de reduzir a gordura da carne é retirando os pedaços com maior concentração de gordura.

Uma alternativa é optar por cortes mais magros, como: patinho, filé mignon, maminha, lagarto, coxão duro e coxão mole. E por último, não esqueça de evitar o excesso de óleo e sal durante a preparação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário