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Empréstimo com garantia de imóvel: como funciona esse serviço e como solicitar?

Existem muitas linhas de créditos disponíveis no mercado financeiro, entre elas o empréstimo com garantia de imóvel.



Hoje em dia, muitos brasileiros solicitam empréstimos para fazer pagamentos de contas atrasadas ou para realizar um sonho, como fazer uma viagem, trocar de carro etc. Segundo informações do Banco Central, a procura por crédito entre pessoas físicas para a compra da casa própria em 2021 bateu recorde. Foram mais de R$ 152,8 bilhões solicitados entre janeiro e outubro do ano passado para financiamentos.

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A pandemia, que atingiu o mundo, todo levou muitos brasileiros a fazer empréstimos para tentar melhorar a sua vida financeira. Entre os solicitantes do serviço, 70% estavam fazendo isso pela primeira vez. O principal motivo foi a perda total da renda, de modo que essas pessoas precisaram dos empréstimos para comprar itens necessários.

Mas você sabia que existem muitas formas de solicitar esse tipo de serviço? Uma delas é o empréstimo com garantia de imóvel, que tem chamado muito a atenção daqueles que precisam de um valor muito alto para fins diversos.

Do que se trata esse empréstimo?

Essa modalidade é também conhecida como home equity. Nela, a instituição financeira empresta o valor solicitado pelo contratante, que oferece uma propriedade como garantia de que a dívida será paga.

Esse tipo de serviço é mais comum nos Estados Unidos, mas tem sido muito solicitado também no Brasil. É importante dizer que o imóvel oferecido como garantia não precisa estar quitado. Ademais, o proprietário poderá utilizá-lo normalmente durante o período da vigência do contrato, e quando a dívida for quitada, o imóvel volta para o nome do dono.

Se o proprietário quiser vender o imóvel posto como garantia, é preciso que dívida com o banco seja quitada, caso ainda esteja com o contrato vigente, ou o novo proprietário assumirá o valor restante a ser pago. O serviço é feito mediante registro em cartório e de forma legal.

As taxas de juros desse tipo de empréstimo costumam ser mais baixas quando são colocadas em comparação com outras linhas de crédito. Os prazos de pagamento são mais longos também, podendo chegar a 20 anos. Isso porque é colocado como garantia um imóvel com um valor alto.

Já o valor disponibilizado para empréstimo pela instituição financeira pode variar conforme o valor do imóvel que será colocado como garantia. Uma empresa especializada fará uma avaliação do imóvel para determinar seu valor, e o banco pode conceder um crédito de até 60% do valor avaliado.

As parcelas do empréstimo podem ser fixas ou decrescentes, dependendo do tipo de amortização disponível na instituição e escolhida pelo cliente. É importante destacar que, caso a dívida não seja paga, a instituição financeira pode fazer a solicitação do imóvel oferecido como garantia. Mas o banco dá prioridade para a negociação da dívida com o credor, exatamente porque esse processo de apropriação gera um custo relativamente alto para a instituição.

Para que o cidadão não corra esse risco de ficar sem o seu imóvel, é fundamental fazer um planejamento financeiro antes mesmo que o serviço com o banco seja contratado. Ter uma reserva financeira para esses casos de emergência, por exemplo, é uma boa solução. Ademais, o tempo de solicitação desse tipo de serviço é pouco mais oneroso que os empréstimos tradicionais e consignados.

Como solicitar o empréstimo com garantia de imóvel?

Após ter feito uma boa avaliação e o seu planejamento financeiro, chegou o momento de escolher a melhor instituição financeira para dar entrada no processo. Primeiro, será preciso fazer uma simulação do valor e enviar a proposta de crédito para o banco.

Depois eles entrarão em contato com o solicitante para dar andamento no processo. O próximo passo será a apresentação dos documentos do imóvel e do proprietário, para que seja feita a análise de crédito.

Se o empréstimo for aprovado, o contrato será emitido em poucos dias. Depois da assinatura do documento e do registro em cartório, a instituição financeira libera o valor na conta do contratante mediante prazo estipulado. Os custos do serviço de avaliação do imóvel e com o cartório serão de responsabilidade do contratante.

É fundamental que a documentação do imóvel esteja em dia para que tudo seja aprovado de forma mais rápida. É comum que as instituições peçam documentos pessoais, comprovante de renda do solicitante, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e matrícula atualizada do imóvel.




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