scorecardresearch ghost pixel



Entrar em uma banheira com gelo para aliviar o estresse pode funcionar

Você já ouviu falar em crioterapia ou método Wim Hof? Saiba que esses dois nomes podem ser a solução para ansiedade e estresse.



A busca por soluções ao estresse e a ansiedade nunca foram tão frequentes. A atual pandemia deixou muitas pessoas nervosas, preocupadas e ansiosas, ou seja, estressadas. Algumas práticas bem comuns e simples podem ser feitas para reduzir o nível de adrenalina no corpo e ajudar a relaxar. Regular a alimentação e praticar exercícios físicos ajuda bastante. Contudo, existe uma técnica chamada crioterapia, utilizada até por atletas.

Veja também: Receita de suco detox: um diurético que elimina toxinas e limpa o organismo

O que é crioterapia?

A crioterapia tem como objetivo a recuperação e o desenvolvimento muscular após uma prática física intensa. Os esportistas entram em banheiras com gelo para que o trabalho muscular seja feito. Contudo, ela está sendo utilizada por pessoas que não são atletas para controlar os níveis de estresse.

O método se popularizou pelo nome Wim Hof, que consiste na exposição ao frio e alia meditação e respiração. Os praticantes afirmam que a prática atua diretamente no controle e na redução da ansiedade e do nervosismo gerado pelo estresse.

Esse nome deriva do criador da técnica, um atleta holandês conhecido como “The Iceman” (O Homem de Gelo). Já deu para entender que o nome não é à toa, portanto.

Isso funciona mesmo

Especialistas dizem que quando uma pessoa entra em uma banheira com gelo, a tendência é a de que o corpo queira sair dali. Em outras palavras, o organismo sente uma carga de estresse para fugir da situação que desaprova. Porém, ao escolher permanecer na banheira, a pessoa assume o controle da situação.

Lentamente a respiração desacelera e o sentimento predominante é de paz. Aliás, esse é o efeito desejado para combater o estresse.

Atenção

Embora o método tenha se mostrado eficiente em vários estudos pelo mundo, é importante ter consciência sobre alguns riscos. Por isso, a imersão no gelo só pode ser realizada sob a orientação de um profissional que irá monitorar o paciente.

O exercício deve ser feito respeitando os limites do organismo. Ou seja, o começo deve se ater a pouco tempo na imersão, sendo que o período vai progredindo conforme a pessoa se acostuma com aquela sensação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário