scorecardresearch ghost pixel



Estas 7 dicas vão te ajudar a deixar sua horta mais produtiva

Para ter uma horta produtiva é preciso atenção aos detalhes de cada espécie de plantio, além dos cuidados especiais com o tipo de semeadura.



Para ter uma horta mais produtiva é preciso ter atenção aos detalhes específicos de cada espécie que irá plantar, além dos cuidados especiais com o tipo de semeadura. Todos esses cuidados são importantes para evitar perdas e garantir um bom plantio. Veja outras dicas bem importantes para você aplicar quando for semear sua horta.

Veja também: Dicas para fazer seus temperos durarem mais na geladeira

Como deixar sua horta mais produtiva em 7 passos

1 – Faça uso de sementeiras

Para dar início a criação da horta, use sementeira que são utensílios onde você colocará a semente antes de produzir as mudas. Geralmente se utiliza bandejas de isopor, ou plástico, ou copinhos descartáveis. É importante saber que a terra que você precisa é diferente da terra usada nas hortas. Para este processo, usa-se o substrato que é específico para o período de sementeira. Você pode encontrar em lojas agrícolas.

No substrato são plantadas pelo menos 3 sementes e para garantir o crescimento você deve mantê-lo sempre úmido.

2 – Cuidado com o solo

A implantação da horta deve ser planejada, bem iluminada e com disponibilidade de água. Sua plantação deve ficar exposta a luz solar por 4 ou 5 horas por dia. Outra dica importante é que para manter a terra fofa, precisa estar livre de pedras e revirada a cerca de 15 centímetros de profundidade.

3 – Utilize brita ou bidin

Para garantir uma melhor drenagem, coloque uma camada de bidin com brita no fundo do canteiro. Isso vai evitar o endurecimento e os desmanches da terra.

4 – Utilize canteiros

A plantação de hortaliças em canteiros é a forma mais prática de cultivar sua horta.

Cada canteiro deve ter 40 centímetros um do outro e estar elevado entre 10 a 15 centímetros do chão.

5 – Plantação na vertical

A plantação feita verticalmente possibilita melhor circulação de ar ao redor das folhas e reduz riscos de ataques de fungos. Para fazer esse tipo de plantação o ideal é usar estacas para que frutas, legumes e vegetais possam ficar apoiados.

6 – Alterne culturas

Alternar plantações é um jeito de garantir uma colheita diversificada. O único cuidado é verificar a compatibilidade entre as culturas no mesmo canteiro.

7 – Utilize adubo orgânico

Faça uso de adubo orgânico como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal, estes não provocam danos à saúde como os adubos químicos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário