scorecardresearch ghost pixel



Estes valem a pena: 5 bons investimentos isentos de Imposto de Renda

Fique longe da mordida do Leão!



As pessoas querem sempre evitar ao máximo qualquer contato com o Imposto de Renda. Por mais que o Leão esteja sempre nos observando de perto, existem coisas que as pessoas fazem, de forma lícita, é claro, para evitar levar aquela mordida tão temida.

Leia também: Prazo para declarar o Imposto de Renda começa nesta segunda, 7

Ninguém disposto a investir está afim de ter o governo querendo um pedaço de seus investimentos, então as pessoas tendem a procurar opções de investimento que são isentos da tributação. Felizmente, esses investimentos existem e podem ser bem lucrativos, e hoje vamos citar aqui cinco deles para você.

Letras de Créditos Imobiliários e Letra de Credito do Agronegócio (LCI e LCA)

Vamos começar logo de cara falando do LCI e do LCA, dois títulos de renda fixa bem populares. O LCI é um tipo de investimento no setor de imóveis, que trabalha com financiamento de linha de créditos, e é bastante explorado. Já o LCA, como o nome já sugere, financia um crédito que serve para coisas no setor da agricultura.

Eles servem para a gente, pois dentro da renda fixa, os recebíveis do crédito imobiliário e do agronegócio são isentos do Imposto de Renda.

Debêntures Incentivadas

Já pensou em emprestar o seu dinheiro para uma grande empresa? É exatamente o que acontece quando você opta pelo detentor. Você empresta seu dinheiro e depois recebe de volta o valor com alguns rendimentos. É um método que ajuda no crescimento das empresas e no lucro individual de quem empresta.

E o “incentivadas” está no nome porque existe a versão desse investimento que vai para coisas públicas, para cobrir gastos com a infraestrutura de coisas como rodovias e tudo mais. E é exatamente por ter uma ligação com o governo que ela é isenta das garras do Leão.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Esse também é bem famoso, e mesmo quem não entende muito de investimento já deve ter ouvido falar dos famosos fundos imobiliários em algum momento. Neles você faz parte de um grupo que investe em ativos do setor imobiliário, através da compra de cotas.

O dinheiro é usado na construção de um imóvel, e o seu retorno vem através do aluguel ou da venda desse imóvel. 

Além de ter uma baixa aplicação inicial e ter os lucros divididos entre todos, o investimento, é claro, é isento no imposto de renda.

Ações e dividendos

Esse aqui não é 100% isento, mas podemos contar como se fosse. Isso porque no caso das ações e dividendos, o Leão passa a morder a partir do momento que a venda dos papéis passa a casa dos R$ 20 mil por mês.

Antes de chegar nesse valor, a pessoa está isenta de pagar o imposto de renda, então é preciso prestar atenção nisso, já que assim que o valor de R$ 20 mil for ultrapassado, a cobrança passa a ser de 15% sobre a rentabilidade dos ativos em questão, um valor considerado alto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário