scorecardresearch ghost pixel



Saque Imediato: Receita alerta para novo golpe da restituição do Imposto de Renda

Atenção, contribuintes. Tem golpe novo na praça. É o golpe da restituição, que oferece saque imediato. Veja como se proteger.



A Receita Federal emitiu um alerta para um novo golpe que vem sendo aplicado nos brasileiros. É a promessa de restituição imediata do Imposto de Renda (IR). A declaração começa na próxima segunda-feira, 7 de março. De olho nisso, os criminosos tentam atrair os brasileiros que precisam de dinheiro com a promessa de restituição imediata.

Leia mais: Dinheiro ‘esquecido’: 567 mil pessoas já foram vítimas de golpes envolvendo o sistema do Banco Central

Para evitar mais vítimas, a Receita Federal anunciou que não envia links de acesso por e-mail. Por isso, qualquer tentativa de comunicação dessa forma deve servir de alerta para os contribuintes. A orientação é nunca clicar nos links que chegam sem antes conferir se de fato são oficiais.

Golpe da restituição

Ao receber qualquer e-mail da Receita Federal, a orientação é entrar diretamente no portal e-CAC. Ou seja, todas as informações oficiais podem ser encontradas no site, além de ter a segurança garantida por meio do acesso pelo gov.br.

O golpe da restituição funciona assim: os criminosos enviam por e-mail uma mensagem com destaque para o saque imediato da restituição. Eles enviam um link, como se fosse uma chave de acesso. E ao clicar nesse link, a vítima pode ter os dados roubados.

O alerta é importante nesse momento em que muitos brasileiros se organizam para declarar o Imposto de Renda. Mais de 34,1 milhões de declarações devem ser enviadas, sendo que pelo menos 60% desse total tem direito à restituição. Vale reforçar ainda que de acordo com a Receita Federal, o prazo para a declaração vai de 7 de março e 29 de abril. Já a restituição do IR 2022 está prevista para começar em 31 de maio.

Por isso desconfie de qualquer mensagem de saque imediato, já que essa não é uma prática adotada pela Receita Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário