scorecardresearch ghost pixel



Estudo revela que a composição da laranja ajuda a controlar a glicose no sangue

O resultado de uma pesquisa feita pela USP destaca que a laranja tem bioativos que diminuem os níveis de açúcar no sangue.



O estudo foi publicado na revista Clinical Nutrition Espen e realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Destacou a existência de compostos bioativos na laranja, esses elementos colaboram para equilibrar a taxa de açúcar no sangue.

Veja também: 4 tipos de alimentos que podem eliminar de vez suas dores de cabeça

A análise foi realizada pelo conjunto de pesquisadores pertencentes: Centro de Pesquisas de Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp sediado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP).

Fizeram parte do estudo 12 pessoas voluntárias em boas condições de saúde, que após uma noite em jejum comeram alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Foram divididos em 3 grupos para conferir os dados.

Um grupo que tomou apenas água durante a refeição; outro grupo que bebeu suco de laranja; e um terceiro que bebeu um líquido à base de glicose contendo carboidratos na mesma proporção do suco de laranja. As análises dos efeitos em cada grupo aconteceram individualmente em intervalos de 1,3 e 5 horas depois do término do desjejum.

Resultados da pesquisa

Logo na primeira medição os grupos tiveram uma elevação nas taxas de açúcares. Contudo, o grupo que tomou suco de laranja não apresentou grandes diferenças em relação ao grupo que bebeu apenas água.

Portanto, se quem ingeriu água obteve resultados semelhantes aos que ingeriram suco de laranja, a pesquisa concluiu que os carboidratos presentes na composição da laranja não aumentam a glicose no sangue.

A Doutoranda em nutrição, Bruna Jardim Quintanilha, menciona que devido aos outros componentes presentes na laranja, como fibras e compostos bioativos, são responsáveis pelo equilíbrio da taxa de açúcar.

Em estágio mais avançado do estudo, os pesquisadores foram em busca para compreender melhor o resultado. Para isso coletaram amostras de sangue de cada voluntário e analisaram as moléculas microRNAs, que é o RNA responsável por regular o comportamento dos genes através da forma em que se comunicam com o RNA mensageiro.

Segundo o professor Franco Lajolo, professor emérito da FCF-USP e integrante do FoRC, o suco de laranja teve uma ação sobre o miR375 (microRNA375) que é um biomarcador do  pâncreas.

Portanto, o resultado foi que os compostos da laranja podem colaborar positivamente para a produção de insulina. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário