scorecardresearch ghost pixel



Foi aposentado por invalidez? Sabia que você tem direito a quitar seu financiamento?

Aposentado por invalidez pode ter seu financiamento quitado automaticamente por conta de cláusula de contrato.



O Brasil é o país onde nem tudo é muito bem divulgado, principalmente para as pessoas mais necessitadas. E é por isso que as pessoas de baixa renda, aposentados e pensionistas em geral devem sempre estar de olho em seus possíveis benefícios.

Veja também: Descubra qual é o valor médio de devolução do “dinheiro esquecido”

Um benefício específico voltado para os que estão aposentados por invalidez é a possibilidade de se livrar de uma conta muito alta, algo que pode ajudar muito a vida de alguém que, se foi aposentado por não conseguir mais trabalhar, certamente precisa da ajuda.

Imagine o seguinte: você faz um grande financiamento no banco. A razão? Financiar a sua própria casa e, finalmente, realizar o sonho da grande maioria dos brasileiros: o de ter a casa própria.

Porém o tempo passa, e por algum motivo você já não tem mais condições físicas de trabalhar e, por isso, recorre ao INSS. Por lá você passa pela perícia e acaba sendo aposentado por invalidez. Como fica a casa financiada?

Você ainda vai continuar recebendo dinheiro, dessa vez como um aposentado por invalidez, mas e se o seu salário anterior fosse maior por algum motivo? O pagamento do financiamento poderia ficar comprometido e sua vida bem mais difícil.

Ainda há esperança

Felizmente nesse caso existe uma luz no fim do túnel. As pessoas não sabem, mas o idoso que se encontra nessa situação vai ter o seu financiamento automaticamente quitado. Isso pode ser uma surpresa para muitos, uma vez que muitas pessoas não fazem ideia que esse benefício existe, e é possível saber disso bem na hora de contratar o financiamento da casa.

Isso porque no contrato, ainda que não te informem, existe uma cláusula específica que deixa bem claro que, em caso de aposentadoria por invalidez ou mesmo em questão de morte, o valor da dívida é quitado.

E vale lembrar também que isso não serve apenas para pessoas que conseguiram suas aposentadorias por invalidez sofrendo acidentes. A pessoa pode simplesmente estar em uma situação na qual ela não tem condições de trabalhar, seja por uma doença que acabou ficando mais forte ou outras questões.

É importante isso ser dito, já que algumas pessoas acreditam que o INSS só vai atuar em questão de acidente físico, mas a verdade é que não é necessário sofrer um acidente para poder ser aposentado dessa forma.

Se você acredita que já não pode mais trabalhar por qualquer motivo que seja, marque seu horário com o INSS para poder fazer a sua perícia, e, se o médico assim indicar, você não só vai estar aposentado como ainda vai ficar livre do financiamento feito anteriormente.

Algo que é de suma importância, sobretudo para os mais pobres, que, mesmo já aposentados, ainda sofrem sérios problemas financeiros para continuar pagando o financiamento da própria casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário