scorecardresearch ghost pixel



Governo pode pegar Auxílio Brasil de volta? Descubra em quanto tempo dinheiro ‘some’ da conta

Veja até quando sacar o Auxílio Brasil.



Sendo um programa social do governo federal, criado com a intenção de substituir o bolsa família, o Auxílio Brasil, de responsabilidade do Ministério da Cidadania, integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego, renda e outras diversas modalidades de benefício.

Veja também: Saiu! Veja o calendário do Auxílio Brasil, PIS/PASEP, INSS e Vale-Gás de março

O programa terá o pagamento da quinta parcela realizado neste mês de março, entretanto, os beneficiários seguem com algumas questões a respeito de seu funcionamento.

Alguns pontos de interrogação permanecem aos cidadãos diante desse cenário, por exemplo, com questões como: número de beneficiários, valor do auxílio e prazo de movimentação. Para mais detalhes a respeito, siga a leitura.

Após receber o Auxílio Brasil, quanto tempo tenho para movimentar o saldo?

De acordo com o Ministério da Cidadania, o saldo deve ser movimentado pelos beneficiários em até 120 dias, contados a partir da data de crédito do calendário. Após esse período, o valor retorna para o governo.

Mas, por serem quatro meses, o prazo é suficiente, tendo em vista que os beneficiários contam os dias para receber o crédito e logo sacam o valor, ou utilizam o aplicativo do Caixa Tem para realizarem transferências.

Consulta do benefício

Para os que não estão muito familiarizados com o Auxílio Brasil, podem ocorrer situações onde uma pessoa se encontra enquadrada no programa social, porém não realiza nenhuma consulta e acaba perdendo o prazo de movimentação.

Nesse caso, o beneficiário pode fazer uma consulta pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, através do número 111 para verificar sua situação.

Auxílio Brasil e seu valor

Ao que se pode confirmar, até o momento, é que o valor mínimo de R$ 400 segue garantido para todos aqueles que estão enquadrados no programa social. Contudo, há valores de acordo com as modalidades do benefício.

Além disso, a data para o beneficiário ter o recebimento com esse valor turbinado é dezembro de 2022.

Quantidade de beneficiários

Vale ressaltar que, em janeiro, o Auxílio Brasil teve a inclusão de cerca de 3 milhões de famílias, chegando ao total de 17,5 milhões de pessoas atendidas pelo programa. Além disso, o programa chegou ao número de 18 milhões de famílias contempladas com a folha de pagamentos de fevereiro.

Dessa maneira, o Ministério da Cidadania ressalta que tem conseguido manter zerada a fila de espera do programa. Para março ainda não foram divulgados os números do próximo repasse, mas em breve teremos atualizações a respeito do assunto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário