scorecardresearch ghost pixel



IR 2022: Cuidado com os erros que mais levam à Malha Fina

Envio da declaração começa nesta segunda-feira, 7. Fique de olho ao submeter os dados e evite ser pego pelo Leão!



Se você é daqueles que já tem uma renda suficiente para ter que pagar o imposto de renda, sabe muito bem o quanto isso pode ser incômodo. O Leão vem e sua mordida pode ser muito forte, então é importante levar isso a sério e evitar ao máximo cair na famosa “malha fina”.

Leia ainda: Saque Imediato: Receita alerta para novo golpe da restituição do Imposto de Renda 

Porém, nem todo brasileiro está totalmente ciente dos riscos e, por isso, acaba não levando esse assunto tão a sério quanto deveria. Dessa forma, não é estranho ouvir notícias de um número gigantesco de pessoas sendo pegas pela Receita Federal.

Então, preste atenção nessa lista para não entrar para esse grupo de pessoas, com os erros que mais levam à malha fina.

Errar nos números

Esse talvez seja o erro mais inocente, mas ainda assim não é nenhum pouco perdoado pelo Fisco. Na hora que for passar os números, é interessante que revise muitas vezes, ou que tenha um profissional fazendo isso por você.

Basta errar em um número que vai mudar tudo, as contas não vão bater e você vai acabar tendo um problema.

Declare todas as suas receitas

Você precisa ser bem honesto sobre de onde vem as suas receitas. E, nesse caso, não é apenas o seu salário ou o seu trabalho que conta. Se você tem um imóvel e ele está alugado, o dinheiro do aluguel desse imóvel conta como receita e deve ser declarado.

Ter dependentes e receber dinheiro deles também conta como renda, ainda que algumas pessoas não saibam disso. Mas, preste atenção, pois isso precisa ser declarado também.

Incluir dependentes errado

E por falar em dependente, você deve prestar atenção em quem pode considerar um real dependente, afinal, não é qualquer pessoa que você sustenta que o governo vai enxergar como parte do Imposto de Renda.

Se você, por exemplo, está sustentando aquele amigo que “quebrou” ou mesmo algum parente distante, saiba que eles não contam como dependentes. Só vai constar como dependente o cônjuge, os filhos e os enteados que tenham até 21 anos ou que por algum motivo não tenham capacidade de trabalhar, ou mesmo pessoas até os 34 anos que cursem ensino técnico ou superior.

Também estão na lista os pais, os avós, os bisavós e também os irmãos, netos ou bisnetos que tenham até 21 anos ou que estejam incapacitados.

Não colocar os saldo devedor de uma conta

Se você tem um imóvel que foi financiado pelo SFH, o Sistema Financeiro de Habitação, ou alguma coisa que usou como garantia de uma compra, como carros por exemplo, eles têm que ser declarados já com o valor pago na ficha correspondente a “Bens e Direitos”, para que não cometa erros que muitos cometem de declará-los em “Dívidas e Ônus Reais”. Nessa ficha você também tem que informar o saldo devedor da dívida em questão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário