A declaração do Imposto de Renda (IR) já começou, e o prazo final é 29 de abril. Segundo a Receita Federal, pelo menos 34 milhões de declarações devem ser recebidas neste ano. Assim, aprenda como declarar o IR pelo programa da Receita Federal ou também por aplicativo.
Leia mais: Transferência do ‘dinheiro esquecido’ depende da conta; aprenda como fazer
Se você vai declarar pela internet, o primeiro passo é entrar no site da Receita Federal e baixar o programa de declaração do IR. Outra opção, ainda mais prática, é fazer a declaração do imposto pelo celular.
Programa ou aplicativo
A declaração pode ser pelo site “Meu Imposto de Renda”, pelo portal e-Cac. Se a sua escolha for por declarar o Imposto de Renda usando o aplicativo da Receita Federal, o primeiro passo é baixar o app “Meu Imposto de Renda”, que está disponível gratuitamente em aparelhos com sistema Android e iOS.
Para facilitar a vida dos contribuintes, a Receita Federal garante que os dois modelos são bastante intuitivos. Ou seja, o programa tanto pelo site quanto pelo aplicativo, o passo a passo é o bastante para auxiliar quem fizer a declaração.
Independentemente da forma escolhida, o contribuinte terá que ter em mãos documentos essenciais para a declaração.
Por exemplo, os informes de rendimentos da empresa onde o contribuinte trabalha, assim como informes das instituições financeiras e demais rendas recebidas durante todo o ano-base da declaração. Ou seja, em 2021.
Até agora, segundo a Receita Federal, mais de 130 mil declarações foram recebidas só no primeiro dia do calendário do IR 2022. Quem declara primeiro recebe antes a restituição.
Além disso, a Receita garante também que corrigiu todas as instabilidades apresentadas nas primeiras horas da declaração para evitar mais contratempos aos contribuintes. O prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2022 termina em 29 de abril.