scorecardresearch ghost pixel



Já tem idade para tirar a CNH, mas está sem dinheiro? Saiba como conseguir sem pagar nada

Programa que beneficia pessoas de baixa renda a adquirir a sua CNH de forma gratuita.



Muitos jovens desejam tirar a CNH desde muito cedo e, ao serem perguntados se sonham em dirigir um carro, dizem que assim que completarem 18 anos vão no mesmo dia até uma autoescola começar o processo para ter a habilitação. Porém, muitas vezes toda essa empolgação acaba sendo esmagada pela dura realidade da vida adulta, afinal, a criança empolgada que quer logo guiar um carro não faz ideia do quanto é caro e burocrático conseguir uma CNH no Brasil.

Veja também: Onde a gasolina está mais cara no Brasil? Veja o ranking por estado

Para se ter ideia, em certos lugares do Brasil, o preço para conseguir a sua própria CNH pode beirar os R$ 3 mil, o que definitivamente não é algo para todo mundo pagar. Apesar disso, dirigir é uma necessidade de todos, o que deixa tudo muito complicado.

Felizmente, existe uma chance de algumas pessoas conseguirem um benefício para ajudá-las a conseguir finalmente o seu direito de dirigir: a CNH Social.

O que é a CNH Social?

A ideia é que o programa beneficie pessoas de baixa renda oferecendo, sem custos, todas as aulas que o Detran exige para retirar a habilitação, incluindo as 45 aulas teóricas e também as 20 aulas práticas. Além disso, o programa ainda vai isentar as pessoas de pagarem pelos exames médico e psicológico, algo que também costuma pesar na carteira de quem está tirando a sua habilitação.

Dentro do benefício, é possível conseguir tanto a habilitação A, que permite que um condutor dirija motos, quanto a habilitação B, que permite que o condutor dirija carros de até 8 lugares. E, claro, a pessoa pode ter as duas categorias juntas.

Ainda é possível conseguir vagas no programa para ampliar as suas categorias, podendo ir para a categoria C, que permite dirigir veículos de carga pequenos, para a D, que permite transportar até 8 passageiros e, por último, a E, que permite, inclusive, levar veículos com unidades acopladas.

Isso acaba sendo muito importante porque as pessoas tendem a querer tirar essas categorias para poder usar como meio de trabalho. Dessa forma, a pessoa acaba economizando e ainda pode investir em seu futuro com a sua habilitação novinha, mostrando o quão importante esse benefício pode acabar sendo para algumas pessoas.

Como conseguir uma vaga?

E se você está interessado em uma vaga, saiba que são mais de 5 mil, mas você precisa ficar atento. Ainda não existe um calendário exato para saber quando a inscrição vai começar, mas sabe-se que acontece ainda no mês de março.

Portanto fique atento aos meios de comunicação da sua cidade para não perder qualquer aviso de começo do benefício. Se possível, entre em contato com a prefeitura da sua cidade para saber mais.

Vale lembrar ainda que de todas as vagas para o programa, 5% delas vão ser colocadas exclusivamente para pessoas com deficiência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário