scorecardresearch ghost pixel



Maratonar séries: esse hábito pode representar riscos à saúde

Tirar o final de semana para maratonar séries ou assistir vários filmes em sequência pode representar riscos à saúde.



Se você costuma maratonar séries com longas temporadas inteiramente nos seus finais de semana, saiba que essa prática é chamada de ‘binge watching’. Ela pode aumentar as chances em 35% de desenvolver uma formação anormal de coágulos sanguíneos, isto é, uma trombose com potencial de levar à morte.

Veja também: Cuidado! Conheça quais pessoas não podem beber café

O que são coágulos sanguíneos?

São uma reação de resposta fisiológica do organismo que ajuda no controle de sangramentos ou hemorragias. Quando ocorrem nas artérias causam um bloqueio no fluxo sanguíneo. Dificultando o sangue de chegar aos órgãos que precisa chegar. Consequentemente, aumentam os riscos de provocar infarto, acidente vascular cerebral entre outros.

Geralmente, este problema é mais comum em idosos, em pacientes com câncer e pessoas acamadas. Porém, pode acontecer em pessoas de todas as idades.

Porque maratonar séries pode representar riscos para saúde?

Fazer maratonas de séries representa riscos à saúde devido às muitas horas que permanecemos sentados à frente da televisão, comendo alimentos pouco saudáveis. Isso acontece porque ficar longos períodos sem movimentação física faz com que o sangue fique parado nas extremidades, ou seja, ocorre um bloqueio na circulação sanguínea, que por sua vez, pode causar coágulos sanguíneos.

Para não correr mais esse risco o ideal é evitar ficar longas jornadas maratonando aquela série predileta sem se exercitar. É importante tirar alguns minutos para se exercitar caminhando pela casa ou para esticar e alongar os músculos das pernas. E por fim, evite comer lanches poucos saudáveis durante esse período, escolha alimentos mais saudáveis e nutritivos. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário