scorecardresearch ghost pixel



Mensagem de erro na declaração preocupa os contribuintes do IR 2022

A declaração do Imposto de Renda (IR) começou no dia 7 de março e vai até 29 de abril. Nas primeiras horas de declaração, alguns contribuintes reclamaram da instabilidade no sistema da Receita Federal. O problema foi corrigido. Mas, agora, uma mensagem de erro tem dificultado a declaração. Leia mais: 14 dúvidas comuns entre aposentados […]



A declaração do Imposto de Renda (IR) começou no dia 7 de março e vai até 29 de abril. Nas primeiras horas de declaração, alguns contribuintes reclamaram da instabilidade no sistema da Receita Federal. O problema foi corrigido. Mas, agora, uma mensagem de erro tem dificultado a declaração.

Leia mais: 14 dúvidas comuns entre aposentados e trabalhadores que vão solicitar a aposentadoria ao INSS

A falha no processo de declaração tem surgido logo depois que os contribuintes declaram todas as informações. Ou seja, já na hora do envio. A mensagem indica erro e que a validação não foi possível.

Mensagem de erro

A princípio, a mensagem de erro tem sido notada nas versões anteriores do programa de declaração do IR. Por essa razão, a Receita Federal já disponibilizou uma nova versão. A opção mais atualizada é a 1.1.

Por isso, antes de começar a declaração, a orientação é que o contribuinte confirme se de fato está usando o último modelo disponibilizado no site da Receita Federal. Dessa forma, para evitar a falha, a recomendação da Receita é que todos os contribuintes usem a última versão. Isso porque a mais atual já conta com testes para evitar falhas como a mensagem de erro que tem surgido para alguns contribuintes.

Além disso, a própria mensagem indica que o contribuinte está usando uma versão desatualizada. O que confirma a orientação repassada pela Receita Federal. Outra dica é usar a versão on-line, por meio do e-CAC. Dessa forma não será preciso baixar ou instalar qualquer programa para declarar o Imposto de Renda 2022.

Qualquer falha ou instabilidade no sistema deve ser comunicada à Receita Federal, que fará os ajustes necessários para não comprometer o prazo da declaração.




Voltar ao topo

Deixe um comentário