scorecardresearch ghost pixel



Mudei de cidade, posso perder meu Auxílio Brasil?

Entenda como a alteração de endereço funciona e suas consequências para beneficiários do programa Auxílio Brasil.



É muito comum encontrar brasileiros que mudam de cidade em busca de novas oportunidades. No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, esse processo precisa ser informado ao Ministério da Cidadania para evitar a perda do benefício.

Leia mais: 4 tendências de currículo para usar se quiser um emprego ainda em 2022

O simples fato de que a família deixou sua casa antiga não é suficiente para justificar a suspensão dos pagamentos. Contudo, divergências no endereço podem causar inconsistência de dados e, consequentemente, gerar problemas.

A orientação do governo nesses casos é que o responsável informe a mudança o quanto antes no seu Cadastro Único (CadÚnico). Com base nos dados prestados nesse cadastro são realizadas verificações periódicas para saber se o beneficiário ainda satisfaz todos os critérios de elegibilidade.

Cartão do programa

Outro ponto importante de manter o endereço atualizado, especialmente para quem acabou de entrar no Auxílio Brasil, é o recebimento do cartão do programa. Os cartões estão sendo confeccionados pela Caixa e enviados via Correios para todos os usuários.

Se não estiver no local correto, a família pode ter dificuldades em pegar o seu. Em resumo, é imprescindível atualizar o endereço no CadÚnico.

Nome sujo

Outra questão bastante comum entre os beneficiários é se estar com o nome negativado no SPC e Serasa leva à perda do Auxílio Brasil. A resposta é não. Inadimplência não é motivo que impede a continuidade dos pagamentos do benefício.

Em geral, o que realmente causa cancelamentos é a omissão de informações ou o cadastramento de dados falsos. Por isso, é preciso registrar qualquer mudança importante na família, como nascimento de um filho, morte de um membro e novo emprego, por exemplo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário