scorecardresearch ghost pixel



Novo RG: saiba como solicitar o novo documento oficial dos brasileiros

Novidades sobre a nova documentação que terá todas as informações pessoais em apenas um único documento.



O Governo anunciou que até março de 2023 todos os brasileiros deverão estar utilizando um novo documento que substituirá todos os outros: habilitação, CPF, RG, PIS/Pasep, título de eleitor entre outros documentos. Além disso, o novo RG também contará com um QR Code, que visa diminuir a falsificação de documentos.

Veja também: R$ 30 mil de empréstimo: empresa do Santander oferece o valor sem precisar de garantia

Já faz tempo que a população pede por um documento que unifique todos os outros e facilite o dia a dia, uma vez que é sempre complicado carregar todos os documentos.

Além disso, quando chega alguma data específica, como as épocas de eleição, diversos brasileiros ficam horas em busca do título de eleitor que acabou perdido dentro de casa.

Visando facilitar a nossa vida e também diminuir a falsificação de documentos, o governo lançou um novo documento, apelidado de RG Digital. Ele contemplará todos os documentos mais comuns que utilizamos no nosso dia a dia como RG, CPF, carteira de habilitação e até mesmo o título de eleitor.

Outro benefício é o fato da data de validade deste documento ter sido ampliada. Antes, a cada 5 anos era necessário renovar o RG. Com o novo RG, crianças de até 12 anos devem refazer o documento a cada 5 anos, adolescentes e adultos entre 13 e 60 anos a cada 10 anos, e pessoas acima dos 60 não precisarão mais renovar o documento.

Como tirar a nova documentação

Tirar a nova documentação é relativamente simples. Basta baixar um app chamado de DNI (Documento Nacional de Identidade) e fazer o seu cadastro lá. Veja os dados que serão pedidos:

  • Nome;
  • CPF;
  • Filiação;
  • Data de Nascimento;
  • Endereço;
  • Outros dados conforme necessário.

Vale ressaltar que o aplicativo ainda não foi lançado, então ainda teremos que aguardar o lançamento para iniciar o processo de troca de documentação.

Outro ponto relevante é que muita gente aproveita e cria aplicativos falsos para coletar dados de usuários. É muito importante prestar atenção na fonte do aplicativo para garantir que o cadastro está sendo realizado no aplicativo correto.

Depois do preenchimento das informações, será agendado um atendimento presencial para coleta de digitais e outros itens que precisam ser feitos pessoalmente.

Apesar do aplicativo ainda não ter sido lançado, o governo prevê que até o dia 06 de março de 2023 todas as instituições que utilizam documentação já estejam atualizadas e os brasileiros já com o novo documento em mãos.

Por enquanto, ainda não há nada que a gente possa fazer, além de aguardar que o governo lance o aplicativo e que os cadastros sejam iniciados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário