Se você é daquelas que só repara na aparência das unhas quando vai na manicure, saiba que ter mais atenção é importante, pois podem revelar problemas silenciosos do organismo. Através da aparência das unhas é possível identificar como está a saúde em relação à falta ou em excesso de certos nutrientes e quando existe algum problema de infecção.
Veja também: Se você faz isso é porque está usando o sabonete de maneira errada
De acordo com a médica dermatologista Dra. Adriana Vilarinho, quando a unha apresentar alguns desses aspectos, vale a pena ir ao seu médico para avaliar se há problemas de saúde. Veja alguns sinais que podemos identificar através da aparência das unhas.
Sinais que podemos identificar através da aparência das unhas
Unhas claras
Podem ser indícios de falta de vitaminas ou disfunção hormonal. É possível que a pessoa tenha um quadro de anemia por causa da deficiência de ferro ou de proteína.
Unhas esbranquiçadas
Pode ser um sinal de problemas hepáticos, doenças renais, cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes, infecção fúngica, ou até uma alteração genética, ou doenças como hanseníase e vitiligo.
Unhas amareladas
Pode acontecer devido a alguma infecção fúngica ou reação a algum medicamento. Porém, pode indicar doenças mais graves como psoríase, doenças hepáticas, doenças pulmonares e diabetes.
Unhas rachadas
Pode representar problemas pelo excesso de esmaltação, neste caso, basta diminuir o uso de esmaltes e acetonas nas unhas por algum tempo. Além disso, pode ser indício de ausência de vitaminas como ácido fólico, ferro ou problemas endócrinos ou relacionados à tireoide.
Dicas para manter as unhas saudáveis
- Cortar sempre em formato quadrado para evitar unhas encravadas;
- Não retirar toda a cutícula, pois pode facilitar a entrada de fungos, bactérias e infecções;
- Jamais usar alicates, lixa, palito e tesoura de outra pessoa;
- Se alimentar com frutas, vegetais, legumes e proteínas de qualidade;
- Depois do banho, sempre seque bem as unhas das mãos e pés para evitar micoses;
- Usar luvas para lavar louças ou para limpeza doméstica para evitar contato com os produtos químicos;
- Evitar roer as unhas;
- Usar produtos antialérgicos recomendados pelo dermatologista.