scorecardresearch ghost pixel



O que vale mais a pena: comprar um imóvel ou investir em fundos imobiliários?

Descubra a qual estratégia mais rentável no momento: investir em imóvel ou aplicar em fundos imobiliários.



Quem tem um dinheiro extra pra investir está sempre em busca da melhor estratégia para não se meter em uma “furada”. Considerando o cenário de volatilidade do mercado e da economia do país, é sempre bom comparar para descobrir a opção mais rentável.

Leia mais: Herdeiros podem resgatar valores a receber deixados em bancos

Será que vale mais a pena comprar um imóvel para alugar ou aplicar o dinheiro no setor imobiliário? Conheça mais detalhes sobre o assunto e tire suas próprias conclusões.

Locação de imóvel e fundos imobiliários

No ano passado, cerca de 90% dos fundos imobiliários que compõem o IFIX, o índice que reúne os principais FIIs da bolsa, registraram retorno com dividendos maior do que a rentabilidade média gerada diretamente com aluguel de imóveis.

Nesse tipo de aplicação, vários investidores se reúnem para apostar seus recursos no mercado imobiliário. Os ganhos obtidos são divididos de forma proporcional ao valor que cada um aplicou.

Mais de 370 mil investidores migraram para os FIIs em 2021, grande parte deles incentivados pela isenção tributária, chance de diversificação e facilidade de acesso. Por esses e outros motivos, muita gente acha mais fácil investir no setor do que na locação de imóvel.

Dentre os fatores que mais pesam na decisão estão a taxa paga à imobiliária e imposto sobre o aluguel. Agora, vamos falar de números.

O que vale mais a pena?

Ao comprar e alugar um imóvel, o proprietário gera renda líquida de 0,3% a 1% do valor pago por ele ao mês. Segundo o índice FipeZap, o retorno médio com aluguel de imóveis residenciais em 2021 foi de cerca de 4,66% ao ano, ou 0,39% ao mês.

Dos 103 Fundos de Investimentos Imobiliários integrantes do IIFIX, 92 retornaram dividendos acima dos ganhos com aluguel de imóveis, variando de 4,70% a 18,9% ao ano. Comparando as duas opções, em grande parte dos casos os FIIs compensam mais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário