Ainda pouco conhecido, o óleo de copaíba é uma das principais fontes naturais de benefícios incríveis. Embora sua popularidade esteja em crescimento, a utilização desse insumo não é nova, sendo que ele já era conhecido e utilizado há muitos anos.
Veja também: Cuidado! Conheça os produtos cosméticos que podem oferecer riscos à saúde
Ele é extraído de uma árvore chamada copaíba, também conhecida pelo nome de pau-de-óleo, nativa da Amazônia. Sua utilização sempre foi terapêutica e certamente você vai se surpreender com tantas vantagens que o produto pode te oferecer.
Entretanto, destaca-se que o uso do óleo de copaíba não substitui nenhum tipo de tratamento convencional. Sempre procure orientação e tratamento médico adequado, principalmente se os sintomas persistirem. Aliás, existem medicamentos que necessitam de receita médica e que são baseados nos poderes do óleo de copaíba.
Qual é a função do óleo de copaíba?
Originalmente, o óleo de copaíba costuma ser utilizado no tratamento de inflamações, feridas e analgésico natural. Aliás, esse insumo natural é uma das opções para combater doenças de fundo emocional que aparecem na pele, como a psoríase. Além disso, a copaíba serve para:
- Tratamento de acnes;
- Combater frieira;
- Cicatrizar feridas e sanar lesões;
- Amenizar picadas de insetos;
- Possui ação antioxidante;
- Conta como um antisséptico e cicatrizante natural;
- Curar tendinites e artrites em longo prazo.
Alguns benefícios bônus do óleo de copaíba se acumulam no tratamento de tosse, dor de garganta, ação expectorante e no auxílio a amenizar bronquites e sinusites.
Óleo de copaíba faz bem para o cérebro e para o sistema imunológico
O óleo também ajuda a fortalecer imensamente o sistema imunológico de uma pessoa. Ele possui uma grande concentração de diterpenos e sesquiterpenos. Em outras palavras, estamos diante de um dos maiores e melhores aliados da imunidade do organismo.
Como se não bastassem todas essas vantagens, o óleo de copaíba também ajuda na saúde do sistema nervoso central. Em outras palavras, ele ajuda a prevenir Alzheimer, demência, inflamações e vários problemas relacionados ao cérebro.