Se você acha que os animais mais perigosos são os maiores, certamente não parou para prestar atenção nas pequenas ameaças da natureza. Alguns insetos são mais letais e agressivos do que diversos predadores de topo de cadeia. O pior é que você pode se deparar com alguns deles aí na sua cidade, dentro de casa. Conheça os 5 insetos mais perigosos do mundo.
Veja também: Descubra por que você não deveria matar as aranhas da sua casa
1 – Vespa-gigante-asiática
Essa vespa está entre os insetos mais perigosos do mundo, principalmente por conta de sua agressividade. A vespa-gigante-asiática pode medir cerca de 5,5 cm e está presente no sudeste da Ásia e no oriente da Rússia. Ela é um tipo de vespa que ataca em enxame, por isso o perigo é tão alto. Seu potente veneno pode levar uma pessoa a óbito em determinadas circunstâncias.
2 – Formiga colheitadeira de Maricopa
O veneno da formiga colheitadeira de Maricopa está entre um dos mais potentes do mundo. Além disso, estamos diante de um inseto extremamente agressivo e que ataca qualquer um que se aproxime da sua colônia. Por isso, não será apenas uma mordida de formiga, mas sim várias, centenas ou mais.
3 – Lagarta (Megalopuge opercularis)
Se você achou estranho encontrar uma lagarta nesta lista, certamente nunca ouviu falar na Megalopyge opercularis. Além de violenta, essa lagarta é um dos insetos mais perigosos do mundo. O corpo do animal é todo revestido por esporos que provocam graves queimaduras em qualquer outro ser vivo como forma de defesa, mas também de ataque. Ela é popularmente conhecida como taturana, embora não seja comum em áreas urbanas.
4 – Formiga cabo-verde
A formiga cabo-verde é uma das mais venenosas do mundo, sua mordida provoca dores lancinantes e podem produzir delírios. Ela é utilizada em um ritual indígena de iniciação dos guerreiros homens de tribos amazônicas.
5 – Abelha africanizada
Falar nos insetos mais perigosos do mundo e não citar a abelha africanizada seria um grave erro. Essa abelha é uma mistura da espécie africana com outra tradicional das Américas. Seu veneno pode provocar choque anafilático. Embora a picada de apenas um inseto não seja fatal, o ataque ocorre em enxame, o que pode gerar mais de 200 picadas em uma pessoa. Anualmente, existem relatos de óbitos por conta de picadas de abelha africanizada, que além de tudo é extremamente agressiva.