scorecardresearch ghost pixel



Pão e gasolina ficarão mais caros diante da guerra entre Rússia e Ucrânia

A guerra provocada pela invasão da Rússia na Ucrânia deve impactar o preço de produtos como a gasolina e o pão.



O que os brasileiros menos gostariam neste momento é de mais preços mais altos em produtos de uso constante. Contudo, a atual situação de guerra entre a Rússia e a Ucrânia deve comprometer ainda mais a renda dos cidadãos. O preço do petróleo e do trigo deve subir em breve, por conta do conflito. Em outras palavras, o pãozinho e a gasolina ficarão mais caros, é o que indicam os especialistas.

Veja também: Pessoas que se aposentaram por invalidez podem trabalhar novamente?

Vale destacar que o governo tem tentado minimizar o reflexo da alta no bolso dos brasileiros, sobretudo por se tratar de um ano de eleições. O preço do combustível acumula 10% de atraso recente, ou seja, a alta será inevitável, pelo menos, em um curto prazo.

Rússia e Ucrânia produzem cerca de 30% do trigo para o mundo

Além de serem destaques na produção de milho, a Rússia e a Ucrânia são responsáveis por 30% do trigo consumido no planeta. Embora a maior parte do insumo usado pelo Brasil venha da Argentina, a alta no valor da commodity afetará os preços em todos os países.

O único jeito de diminuir o impacto da inflação nos produtos citados aqui seria um acordo de paz entre as nações. No entanto, este não parece um cenário possível no momento, principalmente por parte do chefe de estado russo, Vladimir Putin.

Alta nos preços deve ser inevitável

Até agora, com o início da guerra, as cotações do trigo subiram US$ 100 a tonelada. O reflexo dos preços altos devem ser sentidos pelos consumidores apenas durante as próximas semanas. Assim, o pãozinho, os doces e todos os produtos à base de farinha de trigo sofrerão com a elevação dos preços.

Da mesma maneira, os combustíveis podem ter aumentos significativos ao decorrer dos próximos dias. Vale frisar que o preço do petróleo enfrenta a sua maior alta na comparação proporcional aos últimos 7 anos. Infelizmente, esse cenário não deve ser revertido facilmente ou de modo rápido, mesmo com um possível cessar-fogo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário