scorecardresearch ghost pixel



Pelo encravado: descubra como resolver de uma vez por todas o problema

Confira quais são as dicas para evitar que os pelos encravem e ainda conseguir tratar corretamente os que já ficaram inflamados.



Sempre depois de uma depilação ou de fazer a barba com giletes é normal que alguns pelos apareçam encravados. Quanto mais frequente é a depilação, mais pontinhos vermelhos de inflamações tendem a surgir na pele. 

Veja também: Por que a castanha-do-pará pode causar intoxicação?

A situação pode ser bem incômoda já que causa irritação, coceiras, pequenas feridas e ainda afeta a parte estética. O intuito da depilação é ficar com a pele bem lisinha e macia, não cheia de bolinhas vermelhas.

O processo inflamatório é comum e é uma reação natural do corpo. O que ocorre é que o pelo raspado enfrenta resistência da pele para conseguir aflorar. Isso faz com que o fio se curve para o interior e seja reconhecido como um corpo estranho pelo organismo. Os mecanismos de defesa do sistema imunológico inicial o processo inflamatório, na tentativa de expelir aquele pelo.

Qualquer parte do corpo com pelos pode apresentar o problema

Os pelos encravados aparecem com mais frequência no rosto, braços, axilas, virilhas e pescoço. Esses são os pontos que costumam enfrentar mais atrito, o que favorece o processo inflamatório. Além disso, as roupas apertadas e alterações hormonais também contribuem para o aparecimento das inflamações.

Dias de mais calor são propícios para que os pelos inflamem. Além de fazer o corpo suar mais, a pele aumenta a oleosidade, o que faz com que os poros fiquem obstruídos e os pelos tenham mais dificuldade ainda para crescerem normalmente.

Como eliminar de vez os pelos encravados

A boa notícia é que não é preciso procurar profissionais de saúde por conta de pelos encravados. Claro que se o problema persistir por muito tempo ou se agravar, a história muda. Nesse caso, é preciso buscar ajuda médica. Do contrário, siga as dicas apresentadas abaixo.

  • Mantenha a pele sempre limpa e bem hidratada;
  • Não vista roupas muito justas e grossas;
  • Evite fazer depilação com lâminas;
  • Priorize depilações a laser, se for possível;
  • Esfoliação da pele ajuda a prevenir a inflamação de pelos em crescimento;
  • Utilize alguma pomada anti-inflamatória para diminuir o sintoma, mas se persistir vá ao médico;
  • Faça uso de produto adstringente com talco
  • Gelo ajuda a acalmar a pele;

Siga as orientações acima e acabe de vez com o transtorno dos pelos encravados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário