scorecardresearch ghost pixel



Pensão por morte: é possível aumentar o valor do benefício?

Saiba como fazer para receber aumento no valor da pensão por morte do INSS e todos os detalhes relacionados.



A pensão por morte é um benefício do INSS muito triste, porém muito necessário para as pessoas. Ele é pago para quem que era dependente financeiramente de alguém que veio a falecer, e por isso ele é extremamente necessário em algumas famílias, já que no Brasil ainda existem muitos casos de uma casa depender majoritariamente do salário de uma pessoa.

Veja também: Imposto de Renda: Receita muda códigos sobre “Bens e Direitos”

Claro que, em muitos casos, todos da casa trabalham de alguma forma, mas pode ser que exista alguém que receba mais, ou que sua contribuição nas contas seja fundamental para que a casa siga funcionando perfeitamente. Assim, no caso de essa pessoa falecer, a família precisa de pensão.

Contudo, nem sempre o valor que é recebido pela pensão é o suficiente para suprir aquilo que a pessoa falecida conseguia prover à sua família, o que pode levá-la a se questionar se é possível aumentar o valor da pensão, já que muitas vezes isso é realmente uma questão de necessidade por parte dos familiares do falecido.

E, para quem não sabe, a melhor forma de tentar fazer com que a sua pensão seja aumentada é pedindo para que haja uma revisão do valor. A pessoa geralmente pede uma rescisão, imaginando que o INSS, na hora de calcular o valor da pensão, tenha cometido algum erro e deixado alguma informação importante de lado.

Dessa forma o pedido é para que o órgão reveja todo o processo e veja se realmente levou em consideração tudo que precisava levar para chegar à conclusão de qual é o valor que deveria ser pago ao beneficiário.

É importante ter em mente que isso é algo bem mais comum do que parece, por isso as pessoas não devem deixar de pedir a rescisão achando que as chances de algum erro ter sido cometido são baixas. Afinal, o INSS é um órgão que trabalha com um número incontável de pessoas, e, por conta disso, erros fazem parte da rotina da instituição.

É importante saber também que caso a revisão conclua que realmente você deveria estar recebendo mais, o INSS não só vai aumentar a suspensão para o valor certo como também vai pagar toda a diferença dos valores que você deveria estar originalmente recebendo.

Dessa forma, mesmo que você demore para conseguir a sua rescisão, ou mesmo que você demore para procurar a revisão, você não vai sair de forma alguma no prejuízo, contanto que você realmente tenha direito a um aumento.

No entanto, quem pensa em pedir revisão deve ter em mente que a pessoa não pode demorar para sempre para pedir a rescisão. Existe um prazo para quem é beneficiário do INSS para pedir a sua rescisão. A pessoa não pode receber o benefício por mais de 10 anos. Caso se passem 10 anos desde que começou, os pedidos de revisão não vão ser aceitos, então muita atenção para não deixar passar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário