scorecardresearch ghost pixel



Pesquisadores apontam 10 fatores de risco para o Alzheimer

Pesquisa conduzida na Europa analisou quase 30 mil pacientes com Alzheimer e chegou à conclusão de 10 características comuns apresentadas entre todos eles.



Uma doença que ainda persiste em incontáveis estudos pelo mundo é o Mal de Alzheimer. A patologia, geralmente, atinge pessoas idosas e causa danos ao sistema nervoso central. Uma pessoa que sofre com Alzheimer apresenta falta de memória, dificuldades de cognição, perda da coordenação motora e pode ficar incapacitada.

Veja também: Conheça esses sintomas e descubra se você possui alergia alimentar

Uma pesquisa promovida pelo Paris Brain Institute analisou pacientes com histórico da doença e elencou 10 fatores comuns entre eles. Essas características foram atreladas a possíveis fatores de risco para o desenvolvimento futuro do Alzheimer.

Descoberta pode acender uma luz no fim do túnel

Embora não resolva os problemas de quem convive com os transtornos da patologia, a pesquisa mostra indícios que devem ser levados em conta. Isso pode ajudar imensamente na prevenção do Alzheimer em pessoas que ainda nem desenvolveram traços da doença. Além disso, os dados norteiam possíveis caminhos para que mais pesquisas apontem outros resultados.

Vale destacar que 55 milhões de pessoas pelo planeta convivem com algum tipo de demência. Dessas, entre 60 e 70% já foram diagnosticadas com Alzheimer. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estudo analisou quase 30 mil pacientes com Alzheimer

Para chegar aos fatores de risco listados abaixo, os pesquisadores analisaram quase 30 mil pacientes. Todos eles eram moradores europeus da França e do Reino Unido já diagnosticados com a doença. Os dados colhidos são referentes ao período de 1996 até 2020.

Foram investigadas 123 condições de saúde, sendo que 10 delas apresentaram associação com o diagnóstico do Alzheimer. Algumas, são sintomas conhecidos de situações que podem desencadear a demência, mas outras foram vistas como surpresa.

Confira quais são os fatores de risco para o Mal de Alzheimer

  • Depressão;
  • Quedas;
  • Fadiga;
  • Ansiedade;
  • Prisão de ventre;
  • Perda de peso anormal;
  • Um tipo de artrite chamada espondilose cervical;
  • Reação ao estresse severo;
  • Perda de audição;
  • Distúrbios do sono.

No geral, os pacientes desenvolver o problema mental entre 2 a 10 anos apresentarem as condições acima.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário