scorecardresearch ghost pixel



Pimenta-do-Reino sem mistério: conheça a forma correta de cultivar esse tempero

A pimenta-do-reino é um dos temperos mais utilizados na cozinha brasileira, agradando diversos paladares. Aprenda a seguir como cultivá-la de forma simples.



A pimenta-do-reino é um dos temperos mais utilizados no país, estando presente em diversos pratos típicos da cultura brasileira. O que muita gente não sabe é que cultivar a pimenta-do-reino não é muito difícil e hoje vamos contar alguns segredinhos desse tempero que muita gente ama.

Veja também: Conheça 6 benefícios do caju para saúde

Pimenta-do-Reino e sua origem

Surgida na Ásia, a pimenta-do-reino, no período colonial, era chamada de pimenta de Portugal. Após o período colonial passou a ser chamada de pimenta-do-reino, devido ao fato de ter vindo de Portugal, e do reino.

Devido à sua qualidade de resistência, que a permitia aguentar por muito tempo durante as viagens, era muito utilizada na culinária, sendo comercializada em grande escala durante a colonização. Seu valor era considerado tão elevado que chegou a ser usado como moeda de troca.

Uma curiosidade é que, durante a idade média, a pimenta era utilizada para disfarçar o gosto de alimentos em processo de decomposição. 

Cultivo da pimenta-do-reino

Esse tempero reage mal ao frio abaixo de 5°C, prosperando em temperaturas acima de 15°C, e ao final do período de floração, são colhidas produzindo pimenta verde, pimenta preta, pimenta vermelha ou pimenta branca.

Essa pimenta precisa ser plantada longe da luz solar direta, preferindo meia sombra, em um solo úmido, fresco, profundo e bem drenado, porém pode ser cultivada em vasos também, se com os cuidados certos:

  • O plantio por meio de sementes deve ser colocada de molho em água morna ou água em temperatura ambiente 24 horas antes do cultivo;
  • Após isso, deve-se encher o vaso com a terra e plantar as sementes em 1 cm de profundidade, deixando-as separadas a 8 cm entre cada semente.
  • Regar e deixar o vaso em um local quente e úmido por 30 dias.
  • Regue a pimenteira, duas a três vezes por semana ou com mais frequência.
  • É necessário que se tenha cuidado com o excesso de rega, pois uma vez que a planta demonstrar sinais de que está sendo excessivamente molhada, é difícil reverter.
  • Adube a pimenta-do-reino duas vezes ao ano.
  • O ponto certo para a pimenta ser colhida é quando passar do tom vermelho para verde. 
  • Depois da colheita, coloque-as sobre uma superfície como uma assadeira ou bandeja, de forma que elas possam ser expostas ao sol, de 7 a 9 dias.
  • Após endurecerem, basta moê-las e estarão prontas para utilização.

O plantio da pimenta-do-reino deve ser realizado no início da primavera, geralmente através de estaquias, em solo com temperatura a pelo menos 24°C.

Interessante ressaltar que a pimenta-do-reino prospera em solo úmido, bem irrigado, devendo existir o cuidado de não acabar alagando a planta na rega.

Deve ser regada periodicamente e não possui resistência à seca, e durante o verão serão necessárias de 2 a 3 regas por semana, reduzindo a frequência durante o inverno.

A colheita da pimenta-do-reino deve ser feita entre o outono e primavera, resultando em:

  • Pimenta verde, se forem colhidas antes do tempo.
  • Pimenta preta, se forem colhidos imaturos, ainda completamente verdes, e secos ao sol por vários dias até se tornarem escuros.
  • Pimenta vermelha, se colhidas maduras e após secar ao sol
  • Pimenta branca, se colhida maduras, tendo a pele retirada por imersão e secas ao sol até o branqueamento

A praga que mais comumente afeta a planta da pimenta-do-reino são os pulgões e caracóis, além da podridão das raízes causadas pelo excesso de calor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário