scorecardresearch ghost pixel



Temperos com insetos: estudo faz ALERTA importante aos consumidores

Além da quantidade de fragmentos de insetos acima do permitido, o estudo mostrou também a presença de outros ingredientes não listados.



Já pensou temperar sua comida com pedaços de inseto? Pois saiba que é bem provável que você já tenha feito isso, principalmente se comprou os seus temperos em São Paulo. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), ficou comprovado a presença de ingredientes não listados e fragmentos de insetos em diversos temperos. Com isso, fica caracterizado o crime de fraude e falha nas boas práticas.

Leia também: O poder dos temperos para melhorar a saúde do corpo e da mente

Dentre os temperos analisados pelo IAL, estão: cúrcuma, colorífico, noz-moscada e páprica. As amostras foram recolhidas em cidades paulistas. Na cúrcuma e na noz-moscada, os ingredientes mais encontrados foram milho e amido de milho. A páprica mostrou conter o mesmo padrão de adulteração.

“Um orégano que possui outros tipos de folhas não pode ser vendido como orégano, e sim como condimento à base de orégano. O consumidor tem direito de saber o que está comprando. Uma canela que contém 30% de amido não pode ser considerada canela” explicou Alexandre Novachi, diretor de assuntos científicos e regulatórios da Abia (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos).

Temperos com fragmentos de insetos

Dentre as fraudes mais comuns nos temperos, está a adulteração dos produtos com a inserção de outros ingredientes ou matéria estranha. Nesse quesito, a maior incidência entre os temperos foi a presença de fragmentos de insetos. Eles estavam presentes em 81% das amostras de cúrcuma e 93% de noz-moscada. Na cúrcuma, foram encontrados 380 fragmentos identificados, mais do que o dobro do que é permitido.

Mesmo sendo estranho, é permitido que haja fragmentos de insetos nos temperos. No caso da noz-moscado, é tolerado até 80 fragmentos a cada 10 gramas analisados. Contudo, caso os fragmentos forem de insetos como baratas ou formigas, há risco à saúde. O limite é determinado pelo RDC, um conjunto de leis criado em 2012 e atualizado em 2022.

Vale ressaltar que caso sejam encontrados insetos que podem ser vetores de doenças, como baratas, podem fazer com que o produto seja caracterizado como impróprio ao consumo. Porém, grande parte dos insetos encontrados nos temperos são pragas do campo, que atacam as lavouras. Dentro do limite, os insetos não comprometem o alimento nem a saúde dos consumidores.

Principais adulterações nos temperos

Na páprica, 30% das amostras recolhidas estavam adulteradas. Em 85% delas, havia amido de milho, e 46% havia urucum e milho. Em relação a cúrcuma, 81% das amostras possuíam fragmentos de insetos, enquanto 30,3% estavam adulteradas com vegetais não informados.

Nas amostras de noz-moscada, 10% tinham vegetais não relacionados ao produto e não listados, com 11 amostras tendo uma quantidade acima da permitida de fragmentos de insetos. Por fim, o único produto sem adulteração foi o colorífico, porém com grande variação do corante bixina.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário