scorecardresearch ghost pixel



Vai parcelar? Veja qual a melhor opção: PIX ou cartão de crédito

O PIX parcelado já é um serviço oferecido no Brasil. Mas, e o cartão de crédito? Qual tem sido mais vantajoso? Veja quais pontos considerar.



Desde que o PIX passou a permitir o parcelamento das contas, os brasileiros se questionam qual é a melhor opção. Usar o PIX parcelado ou o tradicional cartão de crédito. Se essa também é sua dúvida, veja como avaliar qual é o mais vantajoso em cada situação.

Leia mais: Governo libera microcrédito para MEIs e informais. Saiba como fazer para ter acess

Antes de tudo o cliente precisa conferir as taxas cobradas por cada serviço. Esse é o primeiro ponto para definir qual a opção vale mais.

PIX parcelado ou cartão de crédito?

De acordo com o Banco Central, hoje o PIX conta com mais de 408,6 milhões de chaves ativas no Brasil. Em pouco tempo de serviço já conquistou muitos brasileiros pelas facilidades oferecidas nas transações.

O PIX parcelado já está disponível no Mercado Pago, PicPay e Santander. Outras instituições já se programam para aceitar o serviço, que segundo o Banco Central deve ser 100% liberado no segundo semestre deste ano. Assim, com a ferramenta, os clientes podem parcelas as compras de forma simples. Como já acontece com os cartões de crédito. A questão são as cobranças pelo serviço.

No banco Santander, por exemplo, tem IOF e juro de 2,09% ao mês. No caso do PicPay, as parcelas são de até 12 vezes, com juros de 2,5% ao mês e IOF. Ou seja, já deu para perceber que o parcelamento pode até ser prático via PIX. Mas, pode custar caro no fim das contas.

Por isso, pelo menos por enquanto, na maioria dos casos o cartão de crédito continua sendo a opção mais vantajosa para o parcelamento. Já que não tem a cobrança de taxas para os clientes. Mas, como já foi dito, o PIX parcelado continua em estudo pelo Banco Central. Pode ser que mais vantagens sejam anunciadas em breve.




Voltar ao topo

Deixe um comentário