Seu olho está amarelado ou conhece alguém que esteja com esse sintoma? Saiba que existem várias causas para que isso ocorra, mas nem sempre quer dizer problemas no fígado. Contudo, alguns problemas de saúde podem causar olhos amarelados e precisam de tratamento com urgência.
Veja também: Aprenda a controlar a pressão arterial com estes 3 alimentos
De acordo com especialistas, o olho assume tom amarelado por excesso de bilirrubina no organismo. Geralmente, essa é a causa da mudança de coloração e está diretamente relacionada ao fígado.
A bilirrubina é produzida pelo sistema hepático e ocorre a partir da quebra dos glóbulos vermelhos do sangue.
Contudo, como mencionado, nem sempre o problema está no fígado. Um cálculo na vesícula pode causar obstrução da bile e seu acúmulo na corrente sanguínea, por exemplo.
Sempre que os olhos aparentarem mudanças de coloração, principalmente para o amarelo, é preciso buscar ajuda médica com rapidez.
Quais são as causas mais comuns dos olhos amarelados?
Abaixo você confere quais são as causas mais corriqueiras que resultam no amarelamento do globo ocular:
– Hepatite:
Como o próprio nome sugere, a hepatite é uma inflamação no fígado. Sua causa pode ser por infecção viral, excesso de bebida alcoólica ou através de intoxicação medicamentosa.
– Fibrose hepática crônica ou cirrose:
Também é uma inflamação do fígado, porém em estágio bem mais avançado. Geralmente, ela é causada pelo uso crônico de bebidas alcoólicas, mas pode ocorrer por excesso de gordura no órgão.
– Pedra ou cálculo na vesícula:
Os cálculos da vesícula, chamados popularmente de “pedra na vesícula”, também podem ocasionar o sintoma.
– Pancreatite:
Dor abdominal intensa do lado esquerdo, febre e olhos amarelados podem indicar pancreatite, uma inflamação no pâncreas. Ela pode ser causada por excesso de álcool ou alimentação desregrada, além de fatores genéticos.
– Malária
A infecção pelo protozoário Plasmodium causa malária nos seres humanos. É uma doença de fácil tratamento, mas que pode levar a óbito se for ignorada. Um dos possíveis sintomas é o amarelamento dos olhos. A malária ocorre de forma endêmica em certas regiões, como áreas amazônicas.
– Anemia hemolítica:
Trata-se de uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição dos glóbulos vermelhos, com acúmulo de bile no sangue.
Seja qual for a situação, todas as doenças descritas acima exigem tratamento e podem se agravar seriamente se forem ignoradas.