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Prisão de ventre: dicas e alimentos que farão você ir ao banheiro com mais frequência

Dicas para evitar a prisão de ventre.



A prisão de ventre atinge cerca de 80% da população, e estudos comprovam que quase a totalidade das mulheres sofre com ela. O problema atinge tanta gente que as pessoas começaram a achar que é uma situação comum, mas não precisa ser assim.

Veja também: Descubra o que é indicado para prevenir e aliviar a prisão de ventre

Antes de começarmos a falar sobre o que você precisa comer para solucionar o problema, vamos esclarecer o que realmente é considerado prisão de ventre.

A prisão de ventre ocorre em indivíduos que vão ao banheiro menos de 3 vezes por semana e que se sentem desconfortáveis com isso. Além disso, também deve incluir fezes secas, duras e irregulares. Se esse é o seu caso, vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a mudar esse quadro sem a necessidade de medicamentos.



Não fique segurando!

Muitas vezes, por não estarmos em casa, acabamos nos segurando e esperando muito tempo para finalmente ir ao banheiro. Porém, quando seguramos as fezes, nosso corpo retira água do bolo fecal. Isso faz com que as fezes fiquem duras e muito mais difícil de serem eliminadas depois.

Beba pelo menos 2 litros de água

Outro item que é relativamente simples, mas que acabamos deixando de lado, é a hidratação. O seu corpo precisa de água para formar o bolo fecal, e se você mal fornece água para as atividades vitais, como o corpo vai permitir que a água vá para as fezes?

Outro ponto importante é que, se você começar a comer muitos alimentos com fibras, mas negligenciar o consumo de água, a tendência é que a sua situação piore em vez de melhorar, sendo muitas vezes necessário ir até o hospital fazer lavagem devido às fezes endurecidas e retidas no intestino.



Aumente o consumo de fibras

O bolo fecal é composto principalmente por fibras e água, portanto, se você está tendo dificuldades em ir ao banheiro, a melhor dica é aumentar em conjunto o consumo de água e de fibras.

Os alimentos mais comuns são ameixas, alcachofras, batata doce, chia, ervilha, espinafre, verduras verde-escuras (principalmente refogadas), lentilha, pão de centeio integral, pera, melancia, frutas cítricas, farinha de aveia e iogurtes, principalmente o kefir.

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos de forma regular é saudável para o corpo todo, e caminhar ajuda a eliminar os gases, aliviando assim a sensação de desconforto. Outro ponto é que os exercícios também costumam fortalecer o abdômen, ajudando o intestino com os movimentos necessários para a ida ao banheiro acontecer de forma mais natural.

Tome café

Além da água, algumas bebidas também ajudam a ir ao banheiro. Uma delas é o café. Como todos sabemos, o café é rico em cafeína, que é uma substância que ajuda a ativar os movimentos peristálticos e com isso a ida ao banheiro ocorre mais rapidamente.



Os chás também são um poderoso aliado, sendo que alguns, como o chá de sene, são poderosos laxantes, enquanto outros fazem efeito devido ao consumo de água.

Óleo mineral ou azeite

Se nada disso funcionar, muita gente indica tomar uma colher de azeite ou óleo mineral. Isso pode até funcionar no curto prazo, mas é importante saber que, se você tiver que fazer uso dessa técnica muitas vezes, está na hora de procurar um médico e descobrir a real causa do seu intestino preso.




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