scorecardresearch ghost pixel



Descubra o que é indicado para prevenir e aliviar a prisão de ventre

Usar o banheiro poucas vezes na semana não é normal e pode indicar um quadro de prisão de ventre. Veja o que fazer para aliviar o desconforto.



A prisão de ventre é uma situação de saúde que incomoda bastante quem sofre com ela. Ir ao banheiro fazer suas necessidades é vital para manter a saúde em dia, inclusive, o bom humor. Por isso, existem diversas soluções “mágicas” disponíveis, mas poucas oferecem uma real solução para o problema. 

Veja também: Vinagre de maçã pode ajudar a emagrecer e combater o diabetes

Aqui você vai encontrar dicas de como aliviar o problema. Lembrando que um médico sempre deve ser consultado em casos que envolvam a saúde do paciente.

No geral, a prisão de ventre pode ser causada por maus hábitos alimentares ou por questões ligadas à psicologia. Pois é, o estado de saúde da mente tem relação direta com o bom funcionamento do intestino. Alguns alimentos podem dificultar ainda mais o processo, bem como outros ajudam a aliviar a prisão de ventre.

Prisão de ventre indica que algo não está bem

Prisão de ventre se caracteriza pela dificuldade em ir ao banheiro defecar. Pessoas que sofrem com o problema geralmente utilizam o banheiro poucas vezes na semana, há casos extremos daqueles que fazem suas necessidades apenas uma vez na semana. Saiba que não é normal ficar sem usar o banheiro por vários dias.

Segundo os especialistas, uma pessoa saudável e que se alimenta corretamente deve ir ao banheiro diariamente. Se isso não ocorrer, é sinal de que algo não está bem e um médico deve ser consultado.

A prisão de ventre ou a constipação intestinal pode gerar sintomas como dores, ânsia de vômito, desconforto abdominal, rigidez e inchaço abdominal, entre outros.

Como prevenir e aliviar a prisão de ventre

O mais indicado em casos em que a prisão de ventre não esteja relacionada com hérnias ou condições mais graves, é regular a alimentação. Uma dieta rica em fibras e líquidos tende a ajudar no fluxo intestinal.

Além disso, a atividade física é uma importante aliada para soltar o intestino. Na verdade, o exercício ajuda o corpo a trabalhar bem em todos os sentidos. Contudo, existem alguns esportes que são mais eficientes para o problema; são eles:

  • Natação;
  • Ciclismo;
  • Pular corda;
  • Caminha.

Por fim, é preciso que a hidratação esteja em dia. Beba água suficiente para manter o corpo sempre bem hidratado. Isso facilita o bolo fecal ser eliminado regularmente. A indicação é para que sejam tomados 0,35 ml de água para cada quilograma corporal ao dia. Ou seja, alguém que pesa 100 kg deve tomar 3,5 litros diariamente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário