scorecardresearch ghost pixel



Receita libera data de início da restituição do Imposto de Renda

O prazo para a restituição do Imposto de Renda 2022 já foi definido pela Receita Federal. Confira quem são os contribuintes que recebem primeiro.



Assim que começa o prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR), os contribuintes aguardam ansiosos pela data da restituição. Primeiramente é bom saber que até 29 de abril é o prazo final para declarar o IR. Logo, é só depois disso que os primeiros lotes de restituição começarão a ser pagos.

Leia mais: Descubra qual é o valor médio de devolução do “dinheiro esquecido”

Nem todos os contribuintes têm direito à restituição. Isso porque a declaração do IR nada mais é que um ajuste das contas. Assim, o imposto é cobrado de acordo com os rendimentos. Ao declarar, a Receita Federal confere se o contribuinte tem valor de restituição ou se terá que pagar imposto ou, até mesmo, se está tudo certo. Ou seja, sem devolução e sem novos pagamentos.

Restituição do Imposto de Renda

Só tem direito à restituição os contribuintes que pagaram mais impostos do que deveriam. Pela regra, o primeiro lote de restituição do IR será pago em 30 de maio.

A Receita Federal também segue uma lista de prioridades. Assim, recebe primeiro o contribuinte idoso com mais de 60 anos. Assim como os contribuintes que têm alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Ainda, as pessoas em que a maior fonte de renda seja o magistério.

Depois disso é a vez dos contribuintes que fizeram a declaração primeiro. Por isso, muitos correm para declarar logo nos primeiros dias de liberação do sistema da Receita Federal.

A restituição do Imposto fica dividida em cinco lotes, sendo que o último deles será pago em 30 de setembro deste ano. Além disso, a Receita só libera a restituição caso não exista nenhuma pendência ou erro na declaração do Imposto de Renda.

Por isso, é sempre bom conferir se todas as informações foram declaradas corretamente e acompanhar o site da Receita Federal para verificar se existe alguma pendência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário