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RG Digital será obrigatório; Saiba quando e como solicitar o seu

Documento passará por validação eletrônica via QR Code para evitar a incidência de golpes e fraudes.



A emissão da nova carteira de identidade ou RG Digital será obrigatória e deverá ser feita em breve. Isso porque o novo documento nacional será unificado para conter todos os dados do cidadão. Além disso, ele trará mudanças significativas em relação à segurança das informações de cada pessoa.

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Uma das novidades é que o RG Digital terá o CPF como cadastro único. Com isso, o cidadão poderá usá-lo como número em certidões – nascimento, casamento e óbito – no uso do INSS (NIT), carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho, dentro outras formas de identificação.

Para garantir a autenticidade do documento, será feita a confirmação por meio de QR Code, com operação mesmo no âmbito offline. A validação eletrônica do documento de identidade reduzirá os índices de golpes, fraudes e falsificações de documentos por estelionatários e golpistas.

Lista de documentos que poderão ser unificados

Confira a seguir a lista de documentos que vão integrar o novo RG Digital:

  • Carteira de Motorista;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado Militar;
  • PIS/Pasep;
  • Cartão Nacional de Saúde.

Quando devo solicitar o novo RG Digital?

Depois que passou a vigorar a nova regulamentação, no dia 1º de março de 2022, os órgãos e entidades terão o prazo de 12 meses para se adequarem aos sistemas e procedimentos do RG Digital. A data final estipulada pelo governo foi o dia 6 de março de 2023.

Como tirar o RG Digital?

O documento poderá ser emitido pelo cidadãos que já fizeram o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou nos demais institutos de identificação. Neste caso, a nova carteira de identidade digital só será oferecida às pessoas que tiverem suas impressões digitais coletadas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Em seguida, será preciso instalar o aplicativo Documento Nacional de Identidade (DNI), no qual o cidadão preencherá um pré-cadastro contendo informações pessoais, como CPF, nome, filiação, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone e senha de acesso.

Feito isso, basta selecionar o tipo de atendimento, se físico ou virtual. A entrega das carteiras acontecerá pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.




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