scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro ‘esquecido’: 567 mil pessoas já foram vítimas de golpes envolvendo o sistema do Banco Central

Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central permite a consulta de dinheiro parado em instituições financeiras.



Cerca de 567 mil pessoas caíram em golpes financeiros envolvendo o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Os dados são da Psafe, braço do grupo CyberLabs especializado em cibersegurança.

Leia mais: Falso boleto do IPVA: saiba quais informações entregam o golpe

Os consumidores buscavam informações sobre o dinheiro “esquecido” para consultar a existência de recursos em seu CPF ou CNJP e acabavam se tornando vítimas do esquema. Eles eram atraídos para sites falsos por meio de links enviados via e-mail ou rede sociais e, ao realizar consultas de fachada, caíam no golpe.

De acordo com Psafe, apenas três sites falsos registraram mais de 1 milhão de consultas. Em comunicado, o executivo-chefe de cibersegurança da empresa, Emilio Simoni, detalhou os resultados.

“Identificamos números bem altos de projeção de vítimas em tão pouco tempo: um site com mais de 567 mil, outro com mais de 308 mil e um terceiro com mais de 180 mil”, disse.

Valores a receber

O sistema do Banco Central lançado em janeiro possibilita que pessoas físicas e jurídicas consultem e resgatem valores deixados em instituições financeiras. A autoridade estima que R$ 8 bilhões serão devolvidos aos donos.

Após ser tirado do ar por conta da alta procura, a plataforma ganhou um site próprio no dia 14 de fevereiro. Para consultar sem correr riscos, acesse o portal valoresareceber.bcb.gov.br.




Voltar ao topo

Deixe um comentário