scorecardresearch ghost pixel



Surpreenda-se com a história destes 6 filmes subliminares

Na arte é comum encontrar obras que tenham duplo sentido ou que escondam uma verdade oculta. O cinema desempenha muito bem esse papel enigmático.



Se você gosta de aprofundar a análise de filmes e do próprio cinema, certamente vai adorar esta lista. Afinal, ela traz 6 filmes subliminares que foram e continuam sendo extremamente populares. Você vai se surpreender com o significado de alguns deles.

Veja também: Descubra quais são as melhores comédias no Amazon Prime Video

6 filmes subliminares chocantes

1 – Antz

Antz está entre as obras que apresentam significados subliminares ocultos em seu enredo. A animação mostra a vida da formiga Z, que se encontra frustrada diante da vida profissional atual. No entanto, o aprendizado do filme recorre às obras literárias sociais do passado. O enredo seria a representação de teorias de Karl Marx e Ayn Rand. Mais especificamente, a produção traz à tona os conceitos de individualismo e do bem coletivo.

2 – Aliens

Um dos clássicos do cinema é o filme Aliens, o qual coleciona vários fãs ao redor do mundo. Embora o título e a história pareçam distantes do mundo como conhecemos, a verdade é um pouco mais chocante. Aliens representa a Guerra do Vietnã, a qual teria terminado quase 11 anos antes do lançamento da obra.

3 – Toy Story 3

O filme infantil de animação 3D Toy Story 3 também está na lista dos longas subliminares. Neste caso, a realidade oculta é bem mais triste do que se podia esperar. Os brinquedos representam os judeus presos em campos de concentração mantidos pelos nazistas. As incinerações são, portanto, a representação dos fatos que ocorriam naqueles ambientes de tortura.

4 – Robocop

Embora a analogia de Robocop seja mais famosa, muitas pessoas não a conhecem, principalmente os mais jovens. Se você faz parte desse time, saiba que a história do ciborgue policial faz alusão a história de Jesus Cristo.

5 – O Iluminado

Ainda sobre os clássicos da telona, outro filme subliminar é O Iluminado, um campeão de bilheteria do gênero terror e suspense. Baseado no livro de Stephen King, a história faz paralelo com o massacre dos índios dos Estados Unidos.

6 – O Mágico de Oz

O Mágico de Oz é um filme cheio de misticismo e ocultismo. Aliás, dizem que o longa coincide exatamente com um dos álbuns do Pink Floyd. Porém os fatos ocultos aqui contam que o espantalho, o leão e o homem de lata têm um significado subliminar. Eles representam, respectivamente, os fazendeiros, um político norte-americano e a indústria do aço.




Voltar ao topo

Deixe um comentário