scorecardresearch ghost pixel



Taxa Selic a 11,75%: como fica o rendimento da poupança e dos principais investimentos

Taxa Selic foi para 11,75% e aumentou o rendimento dos ativos em renda fixa. Confira o que acontece com a poupança e se é vantajoso investir nela.



O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a taxa Selic de 10,75% para 11,75% ao ano. Essa atitude acabou impactando diretamente em vários tipos de investimentos em renda fixa, por exemplo. O CDB e o Tesouro Direto aumentaram bem mais do que a tradicional poupança. 

Veja também: Onde a gasolina está mais cara no Brasil? Veja o ranking por estado

Hoje, o investimento na caderneta seguirá paralisado em 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). Em outras palavras, o aumento da Selic faz com que a poupança permaneça bem abaixo da inflação.

Veja como ficam os investimentos e a poupança com a Selic atual

Ordem das informações: Investimento – Rendimento líquido real, com desconto da inflação e do IR.

  • Poupança – 0,26%;
  • Tesouro Selic – 2,70%;
  • CDB de banco médio – 4,01%;
  • CDB de banco grande – 0,51%;
  • LC – 4,45%;
  • LCA – 4,67%;
  • LCI – 4,99%;
  • RDB – 4,10%;
  • Debêntures incentivadas – 6,42%.

Vale a pena investir na poupança com a Selic alta?

A resposta para essa pergunta ficou fácil depois de observar as informações acima. Está claro que a poupança não oferece vantagens de investimento. O rendimento real é o único que está negativo em comparação com todos os outros tipos de aplicações.

Embora seja mais vantajoso colocar o dinheiro na poupança do que deixá-lo parado, ainda assim não compensa apostar na caderneta. O que ocorre é que a desvalorização do real está tão alta, que a própria poupança não consegue acompanhar nesse momento.

Onde investir com a Selic alta?

Os rendimentos mais vantajosos são as debêntures incentivadas, que são títulos de empresas para financiar projetos, por exemplo. Elas estão livres de imposto de renda, assim como as LCI e LCA – Letras de Crédito Imobiliários e Letras de Crédito do Agronegócio.

No entanto, se você não é um grande investidor, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também se faz vantajoso. Para investimentos menores do que R$ 250 mil, compensa colocar o dinheiro direto no CDB para obter liquidez diária.




Voltar ao topo

Deixe um comentário