scorecardresearch ghost pixel



Truques infalíveis para o óleo não espumar durante a fritura

Quando a fritura começa a fazer espuma dentro do óleo, é sinal de que algo não está bem. Descubra as três dicas que fazem com que isso não ocorra na cozinha.



Saudável ou não, a verdade é que a fritura faz parte da culinária brasileira e apresenta uma enorme variedade de preparos. Consumindo com moderação, dentro de uma dieta balanceada, dá para comer alguns quitutes fritos sem problema algum. 

No entanto, embora pareça simples fritar um alimento, a verdade é que existem alguns truques que melhoram o processo. Por exemplo, você sabe como faz para o óleo não espumar? Se a resposta é não, confira esse macete incrível aqui mesmo.

Veja também: O que fazer para não queimar o óleo da fritura?

Quando o óleo quente começa a fazer espuma, significa que a fritura não está saindo como deveria. Além disso, aumenta as chances de espirrar alguma gota do líquido quente e provocar queimaduras em quem está pilotando o fogão. Existem basicamente três passos que podem ser seguidos para eliminar de vez esse problema na sua casa.

1º – Para o óleo não espumar, descongele e seque o alimento

A água, definitivamente, é um ingrediente que deve permanecer longe da panela com óleo fervente. Se você já presenciou a cena de algumas gotas de água caindo sobre o óleo, deve entender sobre os riscos que isso gera.

Então, nunca coloque um alimento congelado direto no óleo quente. Da mesma forma, segue os ingredientes o máximo possível antes de fritar. Mais do que prevenir acidentes, isso garante que a fritura ficará sequinha e crocante.

2º – Não misture óleo velho com óleo novo

O preço do óleo está nas alturas, é verdade. Porém, misturar o óleo velho com o óleo novo para render mais pode ser um grande erro. Primeiramente, quanto mais velho o óleo menos saudável ele tende a ser, principalmente, se possuir restos de outros alimentos anteriores.

Além disso, misturar pode causar a tão temida espuma. Ou seja, para o óleo não espumar, prefira utilizar apenas um produto. Aliás, isso vale para óleos de diferentes origens, ou seja, use apenas óleo de milho, ou de soja, ou de girassol etc.

3º – A panela deve estar limpa e seca

Lembre-se de que água não combina com óleo, por isso, seque bem a panela antes de iniciar a fritura. Além disso, limpe o utensílio com atenção para evitar resquícios de pó ou de outro tipo de sujeira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário