scorecardresearch ghost pixel



Tumores cerebrais: como identificar através de seus sintomas

Tumores cerebrais ocorrem quando várias células no cérebro, ou próximo dele, começam a crescer sem controle. Conheça os sintomas mais comuns.



Tumores cerebrais são provocados quando um conjunto de células no interior do cérebro crescem desordenadamente provocando vários sintomas que prejudicam a função normal do sistema nervoso central.

Veja também: Lanche que reduz açúcar no sangue e ajuda no diabetes

Existem 2 tipos de tumores mais comuns, são eles:

  • Primário: Sua origem acontece em células no interior do cérebro ou em suas proximidades, podendo ser maligno ou benigno
  • Secundário: são chamados de metástases cerebrais que são tumores malignos e costumam ser muito agressivos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 foram diagnosticados 11.090 casos. Destes, 5.870 foram em homens e 5.220 em mulheres. O total de mortes registradas foi de 9.712, um número considerado muito alto.

Quais são os riscos de desenvolver tumores cerebrais?

Existem muitos estudos em desenvolvimento para decifrar como e por que ocorrem tantos casos de tumores cerebrais. O que a ciência entende é que se trata de uma doença originária de diversos fatores, que podem ser genéticas ou decorrente aos hábitos de vida.

No entanto, é sabido que profissionais que trabalham com raio-X e pessoas que fazem tratamento com tomografia correm mais riscos de desenvolver essa doença. 

Além disso, pessoas com deficiência no sistema imunológico, seja causado por vírus como HIV ou pelo excesso de remédios com objetivo de tratar o sistema imune, também têm seus riscos aumentados.

Quais os principais sinais e sintomas?

Episódios de dores de cabeça fortes, que em adultos costumam acontecer com maior frequência durante à noite, além de:

  • Alterações visuais como visão turva ou dupla;
  • Paralisia de membros e da face;
  • Perda de equilíbrio;
  • Convulsões;
  • Alterações de comportamento;
  • Alterações de expressão verbal; e
  • Dificuldade de memorização e perda de memória. 

Nas crianças, os sintomas são os mesmos que os descritos acima, mas podemos observar também, modificações no rendimento escolar, quadros de vômitos e náuseas.

É muito importante ao perceber algum dos sintomas descritos acima relatar ao médico para realizar a investigação e o devido tratamento.

Como é feito o diagnóstico de tumores cerebrais?

Para o diagnóstico, são feitos exames de imagens com Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM) com contraste. Também são realizados exames de mais complexos como Angio TC e Angio RM, espectroscopia, permeabilidade, difusão entre outros.

 Existem alguns tumores que precisam de investigação através de exames de laboratório, campimetria, audiometria, além de consultas e outros tipos de exames de outras especialidades.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário