scorecardresearch ghost pixel



Uso do carvão nas plantas: será que o mineral pode ser considerado adubo?

Será que o carvão é adubo? Como funciona o processo de adubação através do carvão para contribuir para o crescimento saudável das plantas. Vamos esclarecer essa dúvida no texto; veja!



A maioria das pessoas pensa que o carvão é um adubo, porém estão equivocadas. Vamos entender o que é adubação e como o carvão se enquadra neste processo. Adubação é o método de repor os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento das plantas. Para isso, adiciona-se aos substratos fertilizantes ou adubos (orgânicos ou não), esses elementos ajudarão no crescimento de plantas mais fortes e saudáveis. 

Veja também: Solução antimofo caseiro: descubra como acabar de vez com o mofo em sua casa

Além de manter com a quantidade de água suficiente, impedindo a proliferação de fungos causados pelo acúmulo de água parada, bem como o afogamento das raízes das plantas.

Nesse caso, o carvão é um tipo de material orgânico que possui alta durabilidade. A sua completa decomposição, leva cerca de mil anos para ocorrer.  O mineral também tem nutrientes mais resistentes de serem liberados no solo. Na prática, o carvão não pode ser usado como única forma de nutrição para o plantio. A seguir, entenda o motivo.

Então, qual a finalidade do carvão?

O carvão é uma substância muito usada em misturas de substratos e terra. Trata-se de um elemento alcalino, capaz de corrigir a acidez do solo. Isso acontece porque é revestido de uma camada porosa coberta por cargas ou íons negativos. Esses, por sua vez, atraem os íons positivos existentes na terra. 

Logo, se a terra utilizada estiver muito ácida e com quantidades elevadas de íons positivos, adicionando carvão, ele irá absorver essas cargas, possibilitando ter um solo mais alcalino. Também acontece que os elementos retidos pelo carvão podem ser reaproveitados quando as plantas necessitam desses componentes mais ácidos.

Portanto, significa que o carvão é uma substância volátil, que em determinado momento é rico em nutrientes benéficos às plantas, e não perde esses elementos ao longo do tempo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário